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Atacarejos tiveram crescimento de 7,8% no faturamento em 2023

Em dezembro de 2023, destacando-se como o principal mês para o varejo alimentar, o setor experimentou um crescimento robusto. As vendas unitárias aumentaram 2,0% em relação ao mesmo mês no ano anterior, contribuindo significativamente para a expansão do faturamento, que registrou um aumento de 4,4%. O acréscimo de 2,3% nos preços também teve um impacto positivo adicional no faturamento do setor. No panorama anual, o desempenho do varejo alimentar revelou um faturamento 6,6% superior a 2022, impulsionado pela média de inflação de 5,1% nos produtos e um aumento de 1,5% nas vendas unitárias. Ao analisar os canais de venda, o atacarejo superou os supermercados no ano, com crescimento de 7,8% do faturamento contra 6,5%, tanto no acumulado do ano quanto em dezembro. No quesito preço, o desempenho do atacarejo regional também foi superior, com um incremento de 3,5%, enquanto os supermercados registraram 5,2%.

Em termos de desempenho mensal, a cesta de bebidas foi o grande destaque de dezembro de 2023, com um aumento expressivo de 12,7% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelas festas de fim de ano e pelas altas temperaturas. Enquanto isso, a mercearia básica continuou a apresentar retração, com uma queda de -4,3% no faturamento e -2,8% nas unidades vendidas em dezembro de 2023, devido à retração de preços de -1,6%.

Ao analisar o desempenho regional durante o mês de dezembro, o estado de São Paulo e a região Norte se destacaram com os maiores crescimentos no faturamento, registrando 5,1% e 6,1%, respectivamente, em comparação a dezembro de 2022. Por outro lado, as regiões Nordeste e Leste (MG, ES, RJ) ficaram abaixo da média nacional, apresentando crescimentos de 2,8% e 3,8%.

Os itens que mais contribuíram para a retração no faturamento da cesta de mercearia básica em dezembro de 2023 foram óleo (-27,1%), café (-13,4%) e leite UHT (-10%). Por outro lado, na cesta de bebidas, as categorias que impulsionaram positivamente foram cerveja (9,7%), refrigerante (15,7%) e suco (19%). Tanto supermercados quanto atacarejos regionais registraram crescimento nas vendas unitárias, impactando positivamente o faturamento de ambos os canais no mês de dezembro.

De acordo com Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, o ano, marcado pelo crescimento do setor de bebidas, foi impulsionado pelas altas temperaturas – segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 é o mais quente da história do planeta. A executiva também destaca o crescimento como consequência dos muitos feriados e das festas de fim de ano. “Neste último semestre, tivemos meses em que o crescimento do faturamento das bebidas chegou a ultrapassar a marca de 20% e foi seguido por meses com 12% de taxa”, ressalta.

Fonte: Super Varejo

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