Últimas notícias de coronavírus de 13 de março
Mais de 5 mil mortes por Covid-19 em todo o mundo; o Brasil registrou ao menos 151 casos confirmados de coronavírus.
O número de mortos por Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, ultrapassou os 5 mil em todo o mundo. Os dados são de um levantamento feito pelo governo chinês. O balanço foi divulgado pela estatal chinesa de notícias, a CGTN. Até o momento, foram 5.090 mortes por esta infecção em todo o mundo. A maior parte delas, 3.180, está concentrada na China.
O Brasil registrou ao menos 151 casos confirmados de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O número foi atualizado nesta sexta a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.
O levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado às 16h20 da quinta-feira (12) apontou que o Brasil tinha até aquele momento, 77 casos confirmados de novo coronavírus. Após o balanço, Minas Gerais confirmou mais um caso, o segundo no estado. E, hoje já com 98 casos de coronavírus; SP e RJ têm transmissão comunitária.
Destaques desta sexta (13)
- A China registrou 81.003 casos confirmados de Covid-19 desde o início do surto e 3.180 mortes
- Além da China, 48 mil casos foram registrados e há ao menos 1.910 mortes em todo o mundo
- Governo chinês fará tudo para estabilizar o emprego que foi duramente atingido pela pandemia de novo coronavírus, sustenta Li Keqiang
- Mulher de Trudeau tem diagnóstico de coronavírus confirmado no Canadá
- O Irã tem mais de mais de 11 mil casos da doença e 514 mortes
- Rio Grande do Norte confirma primeiro caso de coronavírus
- American Airlines suspende voos para São Paulo, Chile e Argentina
- Petrobras registra primeiro caso de funcionário com coronavírus
- Alemanha abre crédito ilimitado para ajudar empresas a enfrentar coronavírus
- UE apresenta pacote de 37 bi de euros para combater impacto do coronavírus
- Guedes promete anunciar pacote de medidas de combate a coronavírus
- BC da Noruega corta taxa de juros para 1% ao ano e Suécia adota medida devido ao surto do coronavírus
- França fecha todas as escolas e universidades para não virar Itália
- Torre Eiffel ficará fechada por causa de coronavírus
- Bolsonaro aguarda resultado do exame de coronavírus, mas recebe Ramos e presidente da Fundação Palmares
- Venezuela confirma primeiros dois casos de coronavírus
- Movimentos cancelam ato pró Bolsonaro em 15 de março diante do novo coronavírus
- Banco do Japão anuncia injeções de liquidez de 1,7 trilhão de ienes
- Bolsas da Europa tentam recuperação com medidas de BCs
- Bolsas da Ásia acompanham pânico no Ocidente e fecham em forte queda
- Índices dos EUA sobem 3% após pior pregão em 33 anos; ações aéreas disparam até 14%
- Mercados reagem a ações de BCs globais e expectativa por pacote nos EUA
- A Costa Cruzeiros, interrompe temporada no Brasil por causa do coronavírus
- Ibovespa dispara 13,91% no dia, mas não evita pior queda semanal desde 2008
- Lollapalooza é adiado para dezembro devido ao coronavírus
- Donald Trump declara estado de emergência nacional nos EUA
- RJ suspende aulas nas redes municipal e estadual de ensino
- Insper suspende aulas, e a partir do dia 23, os cursos serão ministrados on-line, até segunda ordem, devido um caso de coronavírus
- Prefeitura de SP determina o cancelamento de todos eventos com aglomerações
- Com coronavírus, Itália vive sua hora mais sombria e lei marcial ameaça se tornar ‘novo normal’
Medidas de governo
O Ministério da Economia anunciou na quinta cinco medidas para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país. Segundo a nota do ministério, as primeiras ações são “dedicadas especialmente a parcela da população mais vulnerável à pandemia”.
A pasta publicou na sexta, no Diário Oficial, uma instrução normativa para orientar órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec) sobre como lidar a epidemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19.
Entre as medidas, está a alternativa de trabalho remoto para os servidores que realizarem viagens internacionais, a trabalho ou por motivos pessoais, e apresentarem sintomas associados à doença. Essa medida deve ser tomada até o 14º dia contado a partir da data de retorno do servidor ao Brasil. Se o trabalho não puder ser realizado remotamente, a orientação é que o servidor não vá ao trabalho e tenha sua frequência abonada.
- Antecipar para abril 50% do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS
- Suspender a prova de vida dos beneficiários do INSS por 120 dias
- Propor redução de teto de juros do crédito consignado e ampliação da margem consignável em favor dos beneficiários do INSS
- Definir, junto ao ministério da Saúde, uma lista de produtos médico-hospitalares que terão preferência tarifária
- Liberar R$ 75 bilhões de bancos públicos para atuação no combate ao vírus. O recurso será usado para credito agrícola, capital de giro e crédito consignado.
A prioridade do governo continua nas medidas preventivas para reduzir o contágio. Entre essas medidas, o secretário listou etiqueta respiratória, higienização com sabão ou álcool gel 70%, isolamento dos acometidos e uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde.
Vacinas e testes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os testes para coronavírus no país em breve serão realizados em larga escala, mas não forneceu detalhes sobre como isso será realizado.
“Mudanças foram feitas e os testes em breve acontecerão em uma escala muito grande. Toda a burocracia foi cortada, estamos prontos para ir em frente”, escreveu no Twitter.
Na sexta, o laboratório Roche afirmou que obteve aprovação de emergência do governo dos Estados Unidos para um teste de diagnóstico do novo coronavírus, 10 vezes mais rápido do que os exames atuais. Com ele, é possível testar ao menos 4.128 pacientes por dia, disse o laboratório.
Sobre a imunização, o ministro-conselheiro da embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui, disse em entrevista ao Jornal das Dez, que as empresas estatais chineses e as grandes empresas já retomaram em mais de 90% a produção.
Segundo ele, a normalização das atividades econômicas chinesas está avançando à medida que o país consegue controlar o avanço do coronavírus.
Bloqueios e interdições
Madri ordenou o fechamento de bares e restaurantes da capital espanhola a partir de sábado (14) como medida de controle do surto de coronavírus no país.
A Argentina cancelou todas as aulas por 15 dias em todo o país.
Igreja Católica
O Papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (13) que as medidas draconianas contra o novo coronavírus “nem sempre são boas” e pediu a bispos e padres que não deixem os fiéis sozinhos durante a pandemia.
A declaração foi feita depois que a diocese de Roma, da qual o Papa é o arcebispo, anunciou na última quinta-feira (12) o fechamento até 3 de abril de todas as igrejas de sua jurisdição para aplicar as “restrições impostas à circulação de pessoas pelo decreto” adotado pelo governo italiano para frear a propagação do vírus.
Fontes:
G1
Infomoney
Valor Econômico
O Estado
Folha SP
Exame