O preço da cesta básica na região metropolitana de São Paulo teve um aumento de 2,85% em junho, passando de R$ 729,15 para R$ 749,95, de acordo com um levantamento realizado pela Precifica, uma empresa especializada em soluções de pricing. O estudo incluiu 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região. Comparando apenas o mês de junho, foi observada uma leve queda de 0,9% no valor da cesta em relação a maio.
Essa foi a quarta alta registrada ao longo do ano. Em maio, houve um aumento de 6,57%, em abril de 1,45% e em março de 8,40%. É importante ressaltar que o índice da Precifica, que se baseia no e-commerce da Grande São Paulo, difere do índice oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15, prévia da inflação, teve uma alta de 0,04% na média do país e de 0,23% na Grande São Paulo. Considerando apenas o grupo “Alimentação e Bebidas”, o IBGE apurou uma queda de 0,51% no período, na medição nacional.
A diferença entre os números do IBGE e da Precifica se justifica pelo fato de que o IBGE abrange produtos e serviços diversos, não se limitando apenas à cesta básica. Além disso, ele inclui preços de vários tipos de estabelecimentos físicos e virtuais, não se restringindo apenas ao e-commerce.
No mês de junho, a batata foi a vilã com um aumento de 16%. O tomate foi o segundo item que mais subiu, com 10,3%, seguido do sal refinado com 8,4%. Na sequência, aparecem o açúcar (4,6%), o leite integral (3,6%), o arroz (2,3%), a banana (0,9%), a carne bovina (0,8%) e o café em pó (0,4%). Por outro lado, alguns produtos registraram redução de preços, com destaque para o feijão carioca (-5,3%), o óleo de soja (-4,9%) e a farinha de trigo (-0,4%). A manteiga não apresentou variação nos preços.
“A queda de preços em outros produtos alimentícios ameniza o impacto do aumento nos alimentos da cesta básica. Essa é a razão da diferença entre o IPCA-15 e nosso índice. Além disso, é importante considerar que os preços variam de forma diferente em cada região do país. Isso destaca a importância das soluções de pricing, especialmente aquelas baseadas em inteligência artificial, para os varejistas. Elas auxiliam as lojas virtuais a oferecerem produtos com preços adequados para cada localidade do país e a acompanharem a evolução dos preços”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
Fonte: Super Varejo