spot_img

Com quase 4 milhões de empreendedores, PME continua crescendo no Brasil

Crescimento do empreendedorismo

Ao todo, de acordo com o Sebrae, foram mais de 3,9 milhões de empreendedores que se formalizaram, no ano passado, em busca de obter uma fonte de renda ou para realizar o sonho de serem donos da própria empresa.

Esse número representa um incremento de 19,8% em relação a 2020, quando foram criados 3,3 milhões de CNPJ; e de 53,9% em relação a 2018, quando foram formalizados 2,5 milhões de micro e pequenas empresas.

Do total de CNPJ criados em 2021, 3,1 milhões optaram por ser Microempreendedor individual (MEI), o que corresponde a 80% dos negócios abertos.

As microempresas correspondem a 17,35% (682,7 mil) das empresas abertas em 2021, e nesse ano, também apresentaram o maior número de negócios desse porte da série histórica. Em 2018, foram 540,6 mil; em 2019, 579,3 mil e em 2020, 579,5 mil.

Já, em relação às empresas de pequeno porte, em 2021 foram abertas 121,9 mil, número 29% superior ao de 2020, quando foram criadas 94,3 mil, e 62,5% superior ao de 2018 (75 mil).

A tendência é que o empreendedorismo continue crescendo, já que a pandemia da Covid-19 forçou muitas pessoas a irem para o empreendedorismo por necessidade, mas também estimulou e tornou esse caminho uma oportunidade.

O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), fez uma estimativa de que 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam, tinham planos de abrir um negócio nos próximos três anos.

Iniciativas para os empreendedores

Para aquelas que querem investir no segmento da beleza, o Grupo Boticário está com inscrições abertas para o novo ciclo das Empreendedoras da Beleza.

O programa fomenta a profissionalização de mulheres em todo o Brasil por meio de cursos gratuitos online voltados para a qualificação no setor de beleza e empreendedorismo.

São oferecidas 15 mil vagas e as inscrições podem ser feitas até 31 de outubro pelo site. O Empreendedoras da Beleza prioriza a seleção de mulheres em situação de vulnerabilidade social, negras e/ou trans.

A grande novidade deste ciclo das Empreendedoras da Beleza é a parceria das duas empresas, Grupo Boticário e Itaú Unibanco, para promover a educação financeira das mulheres.

O Itaú Mulher Empreendedora, programa de incentivo ao empreendedorismo feminino, ingressa no projeto com trilha formativa de conteúdos, integrando os cursos profissionalizantes já oferecidos para que todas aprendam sobre o gerenciamento financeiro e sua importância para o sucesso dos negócios.

Além do aprendizado, as mulheres terão acesso a vantagens e incentivos extras de acordo com seus desempenhos, como kits de produtos do Grupo Boticário, chips de celular, consultoria de marketing digital, opções de contratação de plano de saúde e cursos diferenciados para alavancar suas carreiras.

Além disso, o Boticário também tem o “Botiverso”, plataforma exclusiva para a aceleração de criadores de conteúdo virtual, focada no TikTok. As vagas para participar do desafio irão se encerram nesta quinta-feira, dia 5 de outubro.

Segundo a CB Insights, plataforma de análise de negócios e banco de dados global, a chamada creator economy – nova economia gerada a partir de criadores de conteúdo e influenciadores digitais – já movimenta mais de R?70 bilhões por ano. As inscrições são gratuitas e mais informações no TikTok oficial da marca @Oboticario.

Neste mês, acontece também a Feira do Empreendedor 2022 nos dias 7 a 11 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Realizada pelo Sebrae, ela considerada um dos principais eventos brasileiros ligados ao empreendedorismo.

A edição deste ano, em modelo híbrido, marca a volta das atividades presenciais desde o início da pandemia. A expectativa é de reunir mais de 500 expositores e 120.000 visitantes. Mais informações sobre programação e inscrições estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Money Times

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais