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Como as mulheres podem se tornar mais experientes em dados e quebrar o viés de gênero

Edwina Dunn OBE, cofundadora e CEO da dunnhumby, ex-presidente da Starcount e fundadora da The Female Lead, compartilha suas ideias especializadas sobre como as mulheres podem usar dados para expandir seus negócios

Em nosso mundo cada vez mais digital, poder trabalhar com dados está se tornando inevitável. No setor de tecnologia especificamente, o valor de usar bem os dados é inigualável. No entanto, quando um relatório recente da TechNation revelou que apenas 26% da força de trabalho do setor são mulheres, fica evidente que há uma barreira que impede as mulheres de entrar no setor.

Neste Dia Internacional da Mulher, o tema é ‘Quebrando o viés’, visando um mundo com igualdade de gênero, livre de preconceitos, estereótipos e discriminação.

Um relatório da McKinsey descobriu que 38% das mulheres no campo da tecnologia sentem que a discriminação de gênero impede o crescimento. Todo o setor sofre de viés histórico e autoperpetuante. Habilidades digitais vitais, como trabalhar com dados, são tendenciosas para os meninos e isso perpetua o preconceito na força de trabalho. Isso significa que nossas futuras gerações de meninas continuam a ser excluídas desses empregos sustentáveis, de alto crescimento e bem pagos.

Como parte do meu compromisso de ajudar a aumentar a representação feminina nas empresas, fiz parceria com a BT para mostrar como o poder dos dados pode capacitar as mulheres; desde empreendedores até aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez. O programa Skills for Tomorrow da BT ajuda a fornecer habilidades digitais a 25 milhões de pessoas.

Como empreendedor de dados e tecnologia, aqui estão minhas principais dicas sobre dados, desde as habilidades essenciais de como usá-los até o que eles contribuem para uma melhor tomada de decisão até por que estão transformando o mundo da IA.

O que são dados?

De forma simplista, existem duas formas de dados; dados pessoais e dados de atributos. Os dados pessoais identificam um indivíduo; seu nome, endereço, e-mail e identificadores sociais. Isso nos permite conectar a você como um indivíduo. Isso geralmente é chamado de dados PII e é o mais sensível do ponto de vista da proteção de dados e da privacidade.

Os dados de atributo conectam transações ou comportamentos aos seus dados pessoais, como o que, onde e quando você os comprou. Isso revela nossos hábitos, nossas preferências, nosso comportamento. Por exemplo, por meio da análise de atributos e transações, os lojistas podem identificar um cliente recorrente e, potencialmente, o que eles provavelmente comprarão em seguida, com base em seu histórico de compras. Esse conhecimento ajuda o gerente da loja a saber o que é mais importante para esse cliente e, portanto, qual oferta tem maior probabilidade de engajá-lo e ganhar sua próxima compra.

Você também pode inferir dados de transações reais, mas isso requer modelagem e talvez seja para outra conversa.

Usando dados para fornecer uma melhor experiência ao cliente

Os dados são uma ferramenta poderosa que permite conhecer seu cliente/colega e aproximá-lo de seus desejos e necessidades. Isso permite que você fale com eles de maneira mais relevante e personalizada. Os dados proprietários ficam dentro do seu negócio. É o tipo de dados mais valioso e confidencial que você nunca compartilha fora da empresa. Os dados de transação nem sempre estão conectados a um identificador individual, uma pessoa. É por isso que, historicamente, tantas organizações criaram programas de fidelidade para vincular uma pessoa e suas transações. Hoje, esses dados geralmente são coletados de sistemas automáticos de cobrança, pagamento e digitalização.

Personalizar as interações por meio da análise de dados, independentemente de serem partes interessadas externas ou internas, pode ajudar a agregar valor, criar e sustentar um engajamento e uma comunicação melhores e mais relevantes.

Usando dados externos para melhorar seus negócios

Os dados de referência vêm de fora da sua organização. Ele foi criado por terceiros para outra finalidade e pode ser licenciado por uma taxa única ou anual. É valioso porque pode fornecer contexto para seus próprios dados. Os dados de referência típicos permitem, por exemplo, comparar seus negócios e clientes com os de seus concorrentes. Você pode licenciar o tráfego ou o tráfego de ruas ou estações de trem/metrô, ou mapear o número de trabalhadores e/ou residentes na área de captação do seu negócio.

Seu negócio e seu desempenho serão afetados por onde você está localizado (local bom ou ruim), há quanto tempo você está lá e quais outras lojas próximas que são complementares ou competitivas. A ascensão do comércio on-line permite que os clientes comparem a faixa e o preço com mais facilidade. Os clientes podem visitar, mas é provável que comparem preços online. A pesquisa on-line significa que eles podem encontrar o melhor negócio e exatamente o que precisam, portanto, se você tem uma loja, precisa ter uma boa razão (ou muitas razões) para ter uma variedade ou conjunto de produtos melhor do que outros.

Transformando insights em ação para o crescimento dos negócios

A ciência de dados tem tudo a ver com encontrar padrões nas diferentes camadas de dados – padrões que revelam a regra 80:20, segundo a qual 20% de seus clientes fornecem 80% do lucro. Isso se torna incrivelmente poderoso ao longo do tempo porque você pode ver tendências e comportamentos revelando quais segmentos estão crescendo, quais visitam apenas uma vez, quais produtos são mais populares e quando. Esse insight e essas tendências permitem planejar melhores ofertas e promoções e avaliar quem contatar sobre o quê e quando. Quanto melhor você usar e respeitar seus dados, melhor seu negócio crescerá e será mais valioso para você.

Segmente e personalize sua comunicação

Se você enviar a mesma mensagem para todos os seus clientes ou partes interessadas, isso refletirá mal em seus negócios. As pessoas não são todas iguais e nem sempre querem as mesmas coisas. É um sinal de respeito dar-se ao trabalho de entender um cliente (ou colegas) e seus desejos e necessidades. É por isso que personalização e customização são tão importantes. A personalização mostra que você se preocupa com um cliente (mesmo se você tiver agrupado clientes em bandas ou coortes principais, onde o comportamento e os gastos deles são semelhantes). Ao se comunicar com eles de maneira relevante, você pode gerar uma enorme lealdade, engajamento e vantagem competitiva de longo prazo.

Cuidado com seu próprio preconceito

A ciência de dados é mais precisa do que nossa memória pessoal e preconceito. Se você ficar de pé e observar ou ouvir os clientes, poderá descobrir que tem uma lembrança tendenciosa dos que se lembra. Eles podem não ser típicos. Mas, ao analisar um grande número de clientes e criar resumos de dados, você verá um relatório preciso sobre a realidade. Às vezes a verdade pode ser desagradável. Por exemplo, você pode descobrir que 40% de seus clientes compram apenas uma vez ou que apenas 5% de seus clientes compram mais de um produto. Em muitas empresas, os clientes não voltam e isso é chamado de taxa de atrito. Se o atrito se tornar um número maior do que sua taxa de aquisição (quantos novos clientes você tem a cada ano ou temporada), sua empresa está em declínio.

Aproveite ao máximo as ferramentas analíticas

Existem muitas ferramentas por um desembolso modesto que podem ajudá-lo a analisar seus dados de forma simples. Uma planilha do Excel é uma das ferramentas analíticas mais simples e poderosas. As plataformas de mídia social hospedam uma variedade de ferramentas analíticas, por exemplo, google analytics. Depois de entender seus clientes e mercado, você pode planejar a comunicação. Existem mais ferramentas que ajudam você a fazer isso, desde as mais simples até as mais complexas, por exemplo, mailchimp ou salesforce.

Aprendizagem de dados e habilidades digitais

Aprender ciência de dados, desenvolver suas habilidades digitais e saber como criar uma estratégia de dados é uma combinação poderosa para qualquer funcionário ou empregador hoje. Essas habilidades podem impactar todos os aspectos do seu negócio; desde preços, desenvolvimento de produtos, cadeia de suprimentos ou comunicações.

Compreender e usar os dados de forma eficaz é vital, mas, como falamos anteriormente, o preconceito entre os sexos mostra que muito mais homens do que mulheres estão aprendendo e adotando essa ciência.

Minha esperança é que possamos incentivar mais meninas a escolher disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na escola. Isso, em última análise, capacitará as mulheres nos negócios e nos ajudará a quebrar o preconceito que vemos hoje em toda a indústria. Minha dica final é entrar online e pesquisar os recursos e ferramentas gratuitos disponíveis – o site BT Skills for Tomorrow é um ótimo lugar para começar as habilidades digitais, bem como The Female Lead, que

é voltado para o compartilhamento de conhecimento para empoderar as mulheres.

Fonte: The Female Lead

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