spot_img

Como avaliar sua startup hoje: olhe para o amanhã

Ella Fitzgerald disse: “Não é de onde você veio, é para onde você está indo que conta”.

O conselho da cantora americana, ao que parece, é apropriado não apenas para cantores de jazz, mas também para empresas que consideram suas avaliações no atual clima econômico.

Veja como as startups devem avaliar sua avaliação no mercado de hoje com base nessas palavras oportunas.

Mantenha o passado no passado

É natural basear o valuation de sua empresa em suposições de múltiplos que seus investidores fizeram em sua rodada de financiamento anterior. Naquela época, talvez juntos, vocês concordaram em esperar um múltiplo de 2x a 3x na próxima rodada. Mas em que isso se baseia de fato? Como as suposições feitas há um ou dois anos têm peso no mercado de hoje – especialmente a atual desaceleração que estamos enfrentando?

Olhar para trás para chegar à avaliação de hoje é uma fórmula falha. Em vez disso, olhar para frente ajusta seu foco para onde deveria estar: para onde a empresa está indo e como chegar lá.

Supondo que seu objetivo seja eventualmente abrir o capital, vender para uma empresa pública ou até mesmo uma M&A com uma grande empresa privada, um ótimo lugar para começar é com as informações que você tem. Você pode analisar os mercados públicos de hoje e, mais especificamente, como as empresas de capital aberto em sua vertical estão se saindo neste momento.

Como valorizar sua empresa olhando para frente

Simplificando, use um múltiplo que esteja alinhado com o seu setor. O problema para muitas startups, especialmente as anteriores, é que esses múltiplos podem colocá-las em uma situação irreal. Quando uma startup aumenta seu capital inicial, normalmente não tem vendas, nem clientes e, portanto, nenhum múltiplo. Ao longo do ciclo de vida de uma startup de sucesso, ela crescerá mais rapidamente e “crescerá” em sua avaliação projetada.

Uma startup de deeptech pode adquirir apenas seu primeiro cliente após a Série A, enquanto uma startup de software de crescimento liderado por produtos pode estar construindo sua comunidade antes de se preocupar com receita. Para compensar isso ao calcular a avaliação, é preciso olhar o suficiente para a frente e depois trabalhar para trás.

Do futuro ao presente

Vamos imaginar que uma startup está calculando seu valuation. Começa olhando cinco anos à frente e esboçando como essa empresa pode parecer usando um múltiplo adequado.

Suponha que, então, tenha atingido US$ 100 milhões em receita recorrente anual; olhando para múltiplos semelhantes, deve ser avaliado em 20x ou US$ 2 bilhões (claramente existem muitos outros fatores e esta é uma versão simplificada).

Agora que estamos cinco anos à frente, vamos voltar para hoje: vamos supor que 2,5 anos antes disso, um investidor possa investir US$ 800 milhões, o que nos leva a hoje, quando alguém pode investir em uma avaliação de US$ 300 milhões.

Os “marcos” de avaliação acima podem ser refletidos de maneira diferente com base nos estágios, setores, geografias e muito mais da startup, mas o poder desse modelo é duplo:

  1. Reforce o modelo verificando com os investidores em estágio posterior. Descubra se suas suposições para financiamento futuro, além de manter certos marcos, estão de acordo com as expectativas.
  2. Especialmente relevante para hoje: Se houver uma mudança no mercado, é fácil de contabilizar. Observe a mudança de premissa de US$ 2 bilhões (com base em seus múltiplos de mercado público) e ajuste o restante de seu modelo.

Você poderia argumentar que merece mais, mas o alcance é bastante claro.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais