Uma questão que está sempre pairando a mente de empresários é aquela: “Quanto vale a minha empresa?”. E apesar de parecer algo até simples de se responder, mensurar o real valor de uma empresa demanda um estudo e avaliação de alguns fatores de negócio.
Normalmente, empresários buscam saber o valor da sua empresa quando se deparam com a necessidade de incluir outro sócio, vender cotas do seu negócio ou buscar aportes de investimentos provenientes de terceiros. A este processo de avaliação do valor de uma empresa damos o nome de valuation e existem várias formas de realizar esse cálculo.
Geralmente, os empresários são aconselhados a procurar profissionais ou empresas para análise e previsão financeira. Além de maior credibilidade, o processo de como avaliar uma empresa pode envolver matemática complexa e previsões difíceis para quem não está acostumado com este tipo de análise.
O que é valuation?
O valuation de empresas é um cálculo que visa a avaliar o valor estimado da empresa. Esse método não é feito por meio de achismo ou intuição, de forma que há uma série de metodologias a serem aplicadas para tornar essa estimativa mais precisa. Ele considera o valor atual dos ativos e intangíveis da organização.
Valuation é um campo muito rico e expansivo, e é necessário que os empreendedores de hoje o compreendam por causa de seus muitos benefícios para suas empresas. Não é tão simples, mas vale a pena saber mais sobre isso. Além disso, conhecer essas técnicas ajuda o investidor estar em uma boa posição para saber se tem um bom negócio à vista.
Métodos que são utilizados para calcular o valor de uma empresa (valuation)

Fluxo de caixa descontado
O método mais utilizado pelo mercado é o chamado “fluxo de caixa descontado”. Essa análise prevê quanto fluxo de caixa livre uma empresa irá gerar nos próximos anos e converte esses fluxos de caixa em valor presente, deduzidos os riscos inerentes a cada negócio.
É imprescindível que esse trabalho seja executado por um profissional experiente que conheça do negócio, do mercado e tenha uma base sólida em finanças. Premissas erradas, projeções fictícias trarão um valuation totalmente arbitrário para a empresa.
Múltiplos de mercado
O cálculo do “múltiplo de mercado” leva em consideração o desempenho econômico de uma empresa e o compara com outras empresas do setor. A partir disso, é previsto o retorno esperado.
É amplamente utilizado para avaliar o valor das empresas públicas (capital aberto).
Valor patrimonial
Basicamente, o que define o valor de uma empresa é a avaliação patrimonial. Isso significa que o cálculo é feito com base no patrimônio acumulado do negócio, derivado da soma de todos os seus ativos.
Essa matemática leva em consideração o patrimônio líquido que a empresa gerou desde sua criação.
PreValor e a “descomplicação” do valuation
O PreValor, empresa de valuation, surgiu como alternativa para simplificar e desonerar o processo de valuation para startups e pequenas empresas . Todo o processo de entrega de dados para a produção dos relatórios de avaliação de valor da empresa é feito digitalmente. Após esta etapa, as informações são avaliadas pelos algoritmos do PreValor, que entregam, de forma rápida, um documento com informações com alto grau de confiabilidade. A plataforma ainda possui um atendimento personalizado para caso o contratante do serviço tenha alguma dúvida ou queira abordar alguma especificidade do seu negócio.
Para conhecer mais sobre o PreValor, acesse: prevalor.com.br