Em janeiro, a confiança na indústria brasileira registrou uma ascensão, impulsionada por melhorias tanto na percepção atual dos empresários quanto nas expectativas para os meses subsequentes, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (29).
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou um avanço de 1,8 ponto no mês, alcançando 97,4 pontos. Esse resultado representa a quarta alta consecutiva e o desempenho mais positivo desde agosto de 2022 (100).
O Índice de Situação Atual (ISA), que mensura a opinião dos empresários sobre o momento presente no setor industrial, registrou um ganho de 2,8 pontos, atingindo 97,8 pontos, o valor mais elevado desde setembro de 2022 (100,3). Segundo Stéfano Pacini, economista da FGV, esse aumento é “resultado do aumento da demanda e do movimento de escoamento de estoques que atingem o nível neutro pela primeira vez desde 2022”.
Por sua vez, o Índice de Expectativas (IE), que reflete a percepção em relação aos próximos meses, apresentou um avanço de 0,8 ponto, atingindo 97 pontos.
Stéfano Pacini destacou que “há uma melhora das expectativas sobre o ambiente de negócios e produção prevista de forma disseminada entre segmentos da indústria. Essa evolução parece estar relacionada a um cenário de facilitação de crédito, controle da inflação e melhoria na demanda durante o ano que se inicia”.
Fonte: Reuters