Alta do indicador na passagem de julho para agosto foi puxada pelo resultado dos serviços.
A confiança dos donos de pequenos negócios voltou a crescer no país em agosto, segundo dados antecipados ao g1 pelo Sebrae. O levantamento, feito em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta que o indicador subiu para 100,6 pontos em agosto – a melhor pontuação desde novembro de 2013.
Com a alta, o indicador também passou a operar em território positivo (acima dos 100 ponto). Segundo a pesquisa, a melhora foi influenciada principalmente pelas expectativas do comércio.
“Em agosto, a confiança das micro e pequenas empresas retornou para a trajetória de recuperação iniciada em fevereiro. Superar a marca dos 100 pontos indica uma expectativa melhoria da economia e boas perspectivas do comércio. Ajudaram nesse resultado recursos disponibilizados pelo governo, a melhoria do mercado de trabalho e a desaceleração dos preços”, comenta em nota o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Setores
Na análise setorial, a confiança do comércio cresceu 5,4 pontos, para 99,2. Já entre os serviços, a alta foi menor, de 0,5 ponto, para 100,6.
Na indústria, no entanto, a confiança recuou na passagem de julho para agosto: uma queda de 1,4 ponto, para 101.
“O setor de Serviços, apesar do resultado positivo de 0,5 ponto no mês, tem dado sinais de perda de fôlego nos últimos meses com a confiança acomodada nos 100 pontos, mostrando uma ligeira desaceleração. Já a Indústria de Transformação, caiu pelo segundo mês consecutivo, em agosto, 1,4 ponto”, avaliou a pesquisa.
Fonte: G1