O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Jake Sullivan debateu “apoio à democracia” e temas de meio ambiente com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, em visita ao país nesta quinta-feira (5). A informação foi divulgada pela embaixada norte-americana no Brasil.
O encontro em Brasília, diz a embaixada, também tratou de crescimento econômico e de outros temas da cooperação entre os países. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro também recebeu Jake Sullivan em audiência no Palácio do Planalto.
A reunião presidencial não constava na agenda divulgada pelo Planalto, mas foi confirmada pela embaixada dos EUA em uma rede social.
“Jake Sullivan reuniu-se hoje com o ministro do Itamaraty, Carlos França, para compartilhar perspectivas sobre vários temas relacionados com a cooperação bilateral: crescimento econômico, apoio à democracia, mais segurança para a região e promoção de ações concretas para o meio ambiente”, escreveu a embaixada.
Além de Carlos França, participaram do almoço com Jake Sullivan o vice-presidente Hamilton Mourão e o Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, almirante Flávio Rocha.
Em uma rede social, após as publicações da embaixada, o Ministério das Relações Exteriores também publicou mensagens sobre o encontro.
“Na ocasião, [as autoridades] discutiram temas das pautas bilateral, regional e multilateral, com objetivo de aprofundar e diversificar as áreas de trabalho conjunto e valorizar interesses compartilhados. Abordaram os desafios resultantes da pandemia e outros temas centrais para os dois países, como o desenvolvimento sustentável, a defesa da democracia e dos direitos humanos e as questões de segurança no hemisfério”, disse o Itamaraty.
Agenda no Brasil
Jake Sullivan e o conselheiro do presidente Joe Biden para a América Latina, Juan Gonzalez, também devem se encontrar com governadores da região da Amazônia para dar continuidade às conversas iniciadas pelo enviado especial do governo americano sobre o Clima, John Kerry, na semana passada.
Kerry coordenou uma conversa com o grupo dos governadores brasileiros da região Norte para tratar de possíveis financiamentos americanos para programas estaduais voltados para combater o desmatamento ilegal.
Uma alta autoridade do governo americano disse em entrevista à TV Globo que os temas ambientais são uma prioridade para o presidente dos EUA na região, e que o Brasil é um “líder natural sobre o tema”.
“Quando se trata do clima, o Brasil é um líder natural sobre o tema”, afirmou a autoridade americana. “Eu acredito que vamos oferecer o apoio necessário para que o Brasil ocupe essa posição.”
Fonte: G1