spot_img

Consumidores aumentam compras de produtos de beleza

O bem-estar e o propósito da marca são motivadores importantes para as compras

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza. O país ocupa o terceiro lugar em consumo desses setores no Google, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. Essa tendência é evidenciada pelo aumento anual de 7% a 14% nas buscas relacionadas a esses segmentos na plataforma, de acordo com pesquisas conduzidas pelo Google e Offerwise.

As pesquisas revelam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, que busca produtos que proporcionem bem-estar e marcas alinhadas com seus valores pessoais. Quase 7 em cada 10 brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentirem bem, independentemente da opinião dos outros. Além disso, ao considerarem a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza e 7% dos consumidores de moda levam em conta se a marca possui um propósito alinhado com o deles.

“Os consumidores estão buscando cada vez mais produtos que não apenas os façam parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e demonstrem credibilidade, ou seja, que não se limitem apenas a discursos vazios”, afirma Farouk Azanki, responsável pelo segmento de Beleza do Google Brasil.

Os estudos indicam que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar suas compras de produtos de moda (68%) e beleza (83%) nos próximos 12 meses.

Cuidados com os cabelos

Quando se trata de cuidados com a beleza, os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 44% dos entrevistados citaram os cabelos como o principal ponto de identificação com o tema “beleza”, superando perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).

Os produtos para cuidados capilares também são os mais frequentemente adquiridos no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) afirmaram comprar pelo menos um item para os cabelos todos os meses, superando o consumo de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), do rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).

Influenciadores

Os consumidores brasileiros estão mais confiantes em suas decisões de compra, pesquisando e acessando mais canais de informação, e buscando inspiração em influenciadores digitais. A pesquisa revela que 67% dos brasileiros procuram informações sobre produtos de beleza na internet. O Google é o principal ponto de contato, com 91% das buscas, seguido pelo YouTube, com 73%.

O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado. Quatro das dez marcas de maquiagem mais buscadas nas plataformas do Google são de influenciadoras, sendo também as que apresentam maior crescimento em interesse.

“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para os cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.

Fonte: Mercado e Consumo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais