Bem-estar e propósito de marca são fatores-chave na decisão de compra
A crescente demanda dos brasileiros por produtos de moda e beleza reflete um interesse cada vez maior nesses setores. O Brasil ocupa o terceiro lugar em consumo desses produtos no Google, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. Essa tendência é evidenciada pelo aumento de 7% a 14% ao ano nas buscas realizadas na plataforma, de acordo com pesquisas conduzidas pelo Google e Offerwise.
Esses estudos revelam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, que prioriza produtos que promovam bem-estar e marcas alinhadas com seus valores pessoais. Cerca de 67% dos brasileiros afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentirem bem, independentemente da opinião dos outros. Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza e 7% dos consumidores de moda levam em conta se a marca possui um propósito alinhado com seus valores.
“Os consumidores estão buscando cada vez mais produtos que não apenas os façam parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história genuína, que vá além dos produtos e demonstre credibilidade, evitando discursos vazios”, afirma Farouk Azanki, responsável pelos negócios do segmento de Beleza do Google Brasil.
Os estudos indicam que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar suas compras de produtos de moda (68%) e beleza (83%) nos próximos 12 meses.
Cuidados com os cabelos
Os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. Segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados citaram os cabelos como o principal elemento relacionado à “beleza”, ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os mais frequentemente adquiridos no segmento de beleza. Quase 78% dos brasileiros afirmam comprar pelo menos um item para os cabelos todos os meses, superando o consumo de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante em suas decisões de compra, dedicando tempo para pesquisar e acessar diferentes canais, incluindo influenciadores digitais para obter inspiração. A pesquisa revela que 67% dos brasileiros procuram informações sobre produtos de beleza na internet, sendo que o Google é o principal ponto de busca, com 91%, seguido pelo YouTube, com 73%.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é bastante relevante. Quatro das dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras, e essas marcas também estão apresentando um crescimento significativo em termos de interesse.
“No universo da beleza, o YouTube desempenha um papel importante na criação de identificação e comunidades. Ele atrai consumidores de diversos perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para o cuidado dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Fonte: Abrafarma