O consumo nos lares brasileiros teve um aumento de 4,24% em julho, em comparação com o mês anterior, de acordo com o indicador da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Este foi o maior aumento do ano, excluindo o crescimento sazonal da Páscoa, que foi de 7,29%.
Quando comparado a julho de 2023, o crescimento foi de 3,37%. No acumulado do ano, houve um aumento de 2,52%, o que está alinhado com as projeções do setor para 2023. Todos esses indicadores foram ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o levantamento abrange todos os formatos e canais de supermercados.
A deflação de produtos lácteos e itens básicos contribuiu para a queda nos preços da cesta em todas as regiões. Em julho, a cesta Abrasmercado, que monitora as variações de preços e despesas familiares em supermercados, registrou uma queda de -1,51% em relação a junho. Os preços médios caíram de R$ 741,23 para R$ 730,06, o valor mais baixo desde fevereiro de 2022 (R$ 719,06). Esse indicador avalia a variação de uma cesta composta por 35 produtos de alto consumo, incluindo alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza.
A diminuição dos preços dos produtos lácteos, da carne e a menor pressão nos produtos de higiene e limpeza foram os principais fatores para a redução dos preços em todas as regiões pesquisadas.
Em julho, a queda nos preços dos produtos lácteos foi liderada pelo leite longa vida (-1,86%), leite em pó (-0,48%), margarina cremosa (-0,13%) e queijos mussarela e prato (-0,20%). As carnes seguiram a tendência de queda observada no primeiro semestre, com cortes dianteiros (-2,47%), cortes traseiros (-2,44%), frango congelado (-2,27%) e pernil (-1,44%). Pela primeira vez no ano, os preços dos ovos ficaram estáveis (0,01%).
No que diz respeito aos itens básicos, a única alta foi registrada no açúcar refinado (+1,58%), enquanto a maior queda foi no preço do feijão (-9,24%), seguido por óleo de soja (-4,77%), café torrado e moído (-1,58%) e farinha de mandioca (-1,54%). Na categoria de higiene e beleza, as maiores quedas foram observadas no xampu (-0,69%), sabonete (-0,11%) e papel higiênico (-0,03%). Na categoria de produtos de limpeza, o sabão em pó teve uma queda de -0,80% nos preços.
Quanto à análise regional, a maior queda no indicador ocorreu na região Sudeste (-1,58%), seguida pelas regiões Sul (-1,13%), Nordeste (-1,13%), Norte (-1,05%) e Centro-Oeste (-1%).
Fonte: Super Varejo