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Crédito e marketplace: como a startup Frubana pretende faturar R$ 30 bilhões em quatro anos

O Brasil é o principal mercado para a startup colombiana e responde por 50% de todo o negócio em termos de receita, número de clientes e de time

A startup colombiana Frubana, embora tenha uma presença geográfica limitada nos países como Colômbia, México e Brasil, já apresenta números impressionantes. Em 2023, está previsto que alcance um faturamento de R$ 2 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 70% em relação ao ano anterior. No médio prazo, a empresa planeja alcançar a marca de R$ 30 bilhões em 2027. Para atingir esse objetivo ambicioso, a Frubana lançou recentemente um serviço de financiamento e planeja introduzir um marketplace no primeiro trimestre.

A startup, fundada por Fabián Gómez, ex-diretor de expansão do Rappi e filho de agricultores, utiliza tecnologia para simplificar a logística de transporte de alimentos entre produtores e restaurantes. Inicialmente, a plataforma vendia apenas frutas e verduras, diretamente adquiridas de agricultores e entregues por motoristas parceiros, usando sua própria rede logística.

Durante a pandemia, a Frubana se adaptou à redução de pedidos e ao fechamento de restaurantes, expandindo seu catálogo para incluir itens como laticínios, produtos de higiene, mercearia e bebidas. Atualmente, a empresa reúne produtos de mais de 1.000 fornecedores, incluindo 700 agricultores e 300 fabricantes da indústria.

O Brasil desempenha um papel importante nos resultados da Frubana, representando 50% do negócio em termos de receita, número de clientes e força de trabalho. A plataforma opera em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Curitiba, atendendo a 30 municípios conectados a esses polos. Os estabelecimentos que utilizam o serviço gastam cerca de R$ 400 reais a cada compra, totalizando R$ 2.500 por mês.

No entanto, a empresa não planeja expandir para outros estados e cidades a curto prazo. Em vez disso, seu foco está em conquistar novos clientes e aumentar sua presença nas áreas geográficas onde já atua, além de elevar os tíquetes médios dos restaurantes atuais. Para isso, a empresa lançou o Frubana Capital, um produto que oferece financiamento com base em recebíveis, impulsionando as compras dos comerciantes e aumentando o valor médio das compras.

A Frubana também planeja lançar um marketplace, que está em fase de testes na Colômbia e deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2024. Este projeto faz parte de um pacote de investimentos de R$ 250 milhões planejado para o próximo ano, com metade dos recursos destinados à operação brasileira. A empresa pretende cuidar da logística das operações do marketplace, mantendo o foco na entrega eficiente de produtos, uma das principais vantagens de seu negócio.

Fonte: Exame

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