Considerada a competição de startups mais global do mundo, a Get in the Ring reúne empresas de todo os continentes para compartilhar suas histórias, conectar-se com pessoas, com ideias semelhantes e fazer novos negócios acontecerem. Desde 2012, quando teve início na Holanda, a disputa já conectou 10 mil startups, de 100 países, em mais de 500 cidades. Neste ano, as startups brasileiras DigiFarmz (campeã do Desafio Like a Boss em 2020); Aarin, Datlo e Netword Agro (finalistas da edição do Like a Boss em 2021) e Trashin (campeã de 2022) vão representar o Brasil em Haia, entre 13 e 15 de novembro. O Desafio Like a Boss é uma iniciativa do Sebrae.
Ao longo de sua trajetória, esse programa promovido pelo Sebrae já atendeu uma média de 12 mil startups por ano, nos mais diversos níveis de maturidade. O Desafio compreende, além da competição com premiações, uma série de estímulos voltados às startups em contextos de atuação nacional e internacional. As empresas envolvidas têm a chance de participar de mentorias, capacitações, consultorias, missões e outras atividades.
Para a analista de inovação do Sebrae Cristina Mieko, esse preparo para o mercado internacional é fundamental para o fortalecimento das startups. “As empresas nascem pequenas, mas todas querem crescer e precisam de ferramentas. Por isso, o Sebrae promove ações como o Like a Boss, que abre novas janelas de oportunidades”, observa. Segundo Mieko, o Sebrae realiza parcerias estratégicas que permitem a entrada de startups brasileiras no ecossistema de inovação mundial.
Conheça as representantes do Brasil no Get in the Ring 2022
• A Trashin é uma startup que promove a economia circular através de ações visando à sustentabilidade criativa. Os serviços de gestão de resíduos, logística reversa, o método Trashin de Educação e o Certificado T serão apresentados para empreendedores, clientes, investidores e pesquisadores de todo o mundo.
• A startup Aarin, primeira plataforma de pagamentos especializada em Pix e Openbank, tem como proposta de valor fazer com que qualquer empresa possa prestar serviço financeiro, sem que precise se tornar um banco. Como diferencial, cerca de 80% do time da empresa é composto por mulheres.
• A Datlo, é uma startup de Inteligência Geográfica que utiliza técnicas de Big Data e Inteligência Artificial para ajudar as empresas a encontrarem oportunidades de mercado partindo da localização, como novos locais para atuar, potenciais clientes e otimização de equipes. A empresa surgiu em 2018, em Maringá.
• A Netword Agro desenvolveu um sistema de monitoramento de solos e lavouras que leva ciência e tecnologia ao campo, buscando aumentar a rentabilidade e a qualidade de vida dos produtores.
• A DigiFarmz é uma plataforma digital que combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, para apresentar recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja, apresentando parâmetros para uma melhor tomada de decisão.
Fonte: Agência Sebrae