Relatório de Segurança do Profissional do Varejo da Motorola revelou que as equipes do comércio varejista percebem que os incidentes de segurança em suas lojas estão aumentando
Em meio à alta temporada de compras, o primeiro Relatório de Segurança do Profissional do Varejo (Retail Worker Safety Report) da Motorola Solutions (NYSE: MSI) revelou que as equipes do comércio varejista percebem que os incidentes de segurança em suas lojas estão aumentando. Os entrevistados nos EUA relataram que os pequenos furtos (54%), os incidentes do tipo “pegar e fugir” (grab-and-run) (35%) e as interações hostis com os clientes (31%) aumentaram em suas lojas no ano passado e, como resultado, quase dois em cada três estão preocupados com sua segurança pessoal no trabalho durante a temporada de compras de fim de ano.
“A agitação das festas de fim de ano pode ser um momento estressante para os varejistas. Os vendedores e gerentes não deveriam ter que se preocupar com sua segurança acima de tudo”, diz Sharon Hong, vice-presidente de Soluções de Ecossistemas da Motorola Solutions. “Nosso relatório constatou que os profissionais do varejo estão buscando tecnologias que possam ajudá-los a ter mais consciência das ameaças à segurança, detectar atividades ilícitas e se comunicar de forma rápida e contínua com outros funcionários e agentes de segurança, caso ocorra um incidente.”
As principais conclusões do relatório são:
- Os canais de comunicação com tecnologia limitada ainda são muito utilizados durante as emergências nas lojas: Os vendedores e gerentes do setor dizem que utilizam telefones fixos (58%) e sistemas de alto-falantes (45%) para relatar problemas de segurança na loja, enquanto quase um terço (28%) prefere simplesmente gritar para informar os colegas sobre um incidente. Esses métodos geralmente não permitem uma conexão rápida com os agentes de segurança pública, caso os funcionários da loja precisem de ajuda imediata.
- A tecnologia pode desempenhar um papel importante no aumento da sensação de segurança dos profissionais: Os pesquisados afirmam que suas lojas atualmente têm sistemas de vídeo segurança (76%), sistemas de alarme (64%) e sensores de mercadoria (44%), mas que tecnologias adicionais fariam com que eles se sentissem mais seguros, como a inteligência artificial (IA) para detectar armas (42%), sistemas de controle de acesso para trancar as portas quando ameaças são detectadas (36%), botões de pânico portáteis/montados para alertar e pedir ajuda (30%) e leitores de placas para identificar veículos associados a atividades criminosas (30%).
- Alguns varejistas estão atualizando seus protocolos de segurança para estarem preparados: Os pesquisados relataram progresso em termos de preparação e conscientização. Cerca de um terço (36%) diz que sua empresa introduziu uma nova medida de segurança para os profissionais nos últimos 12 meses, sendo que as principais mudanças incluem mais treinamento para resposta a emergências (49%), comunicação mais oportuna sobre incidentes na loja (41%) e aumento da equipe de segurança (33%).
- Os profissionais do comércio varejista que se sentem mais seguros permanecem mais tempo em seus empregos: Um em cada quatro pesquisados (26%) relata ter pensado em deixar o varejo por motivos de segurança. Os varejistas que investem em medidas de segurança na loja têm maior probabilidade de elevar o moral e a retenção das equipes.
“A tecnologia, os canais de comunicação e o treinamento de preparação podem ajudar a criar ambientes de loja mais seguros tanto para os profissionais quanto para os clientes”, disse Hong.
Para ver os resultados completos da Pesquisa de Segurança dos Profissionais do Varejo 2023 da Motorola Solutions, faça o download do relatório aqui.
Fonte: Motorola