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Dono do China In Box e Spoleto mira novo perfil de investidor com franquia de poke de R$ 200 mil

Com faturamento de R$ 1,4 bilhão, Grupo Trigo criou a Kapua Poke para atrair investidores que antes não conseguiam ser franqueados

O Grupo Trigo, proprietário das franquias China In Box, Gendai, Spoleto, Koni, LeBonTon e Le Frangô, está de olho em um novo perfil de franqueado. A franquia Kapua Poke, com um investimento inicial de R$ 200 mil, entra no mercado adotando o modelo de quiosque e store in store.

No cenário das franquias, a crescente demanda por modelos mais compactos e com investimentos iniciais mais acessíveis é evidente. Segundo um levantamento da ABF, a participação das microfranquias aumentou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022.

Com 614 unidades e um faturamento de R$ 1,4 bilhão em 2022, as marcas do Grupo Trigo normalmente requerem um investimento inicial de R$ 600 mil. No entanto, a Kapua tem como objetivo atrair investidores que anteriormente não tinham os recursos necessários para se tornarem franqueados.

Isabel Medeiros, diretora de Gente, Cultura e Expansão do Grupo Trigo, afirma: “Apenas 20% dos investidores que nos procuram se tornam franqueados do Grupo Trigo. A grande maioria conhece o grupo, se identifica com as marcas, mas não possui o capital inicial necessário para operar um negócio.”

A expansão da nova marca contará com a colaboração dos franqueados do grupo. Em novembro, a primeira unidade da Kapua será inaugurada dentro de uma loja da Koni em Brasília. Outras unidades estão em negociação em shoppings em São Paulo e Rio de Janeiro, e a expectativa é ter 10 unidades no próximo ano.

Sobre a origem da Kapua Poke, o Grupo Trigo atualmente possui 18 marcas digitais que operam no modelo dark store, sem loja física, e a maioria delas foi criada durante a pandemia de covid-19. O prato havaiano tradicional, o poke, já fazia parte do cardápio do grupo quando a marca digital foi lançada em 2020.

Gilberto Ohara, diretor de marcas do Grupo Trigo, afirma: “No ano passado, decidimos transformar a marca digital de poke em uma loja física, já que o prato tem boa aceitação nos restaurantes asiáticos do grupo.”

O modelo de negócios da Kapua permite aos clientes escolher entre seis pokes pré-definidos no cardápio ou montar seu próprio prato com quatro bases, seis molhos, dez proteínas e 22 toppings. O ticket médio esperado é de R$ 35.

Segundo Ohara: “A ideia é que o cliente participe da montagem do prato.”

Os modelos de store in store e quiosque têm um investimento inicial de R$ 200 mil, com uma expectativa de faturamento mensal de R$ 70 mil.

Isabel Medeiros acrescenta: “Vamos oferecer o modelo store in store para nossos franqueados, mas também estamos abertos a instalações da Kapua em pontos de venda fora do grupo.”

Fonte: Exame

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