Ailton Gomes Duarte é dono da ledseleds, rede especializada em iluminação, que tem 18 unidades em funcionamento. Projeção é triplicar faturamento em 2022
“Se tem loja de sofá, de janela e até de cadeira, por que não ter uma loja só de lâmpadas?” Foi essa pergunta que levou o empreendedor Ailton Gomes Duarte, 56 anos, a mudar o foco de seu estabelecimento de material de construção na zona leste de São Paulo e criar a ledseleds. A rede de franquias é especializada em iluminação e tem como produto principal as lâmpadas de LED. No ano passado a empresa faturou R$ 4,8 milhões, e a projeção é fechar 2022 com R$ 12 milhões.
Ao perder o emprego, em 2008, Duarte usou as economias para abrir a loja de material de construção. Para buscar novidades para o mix de produtos, ele resolveu ir até a rua Santa Ifigênia, um polo comercial de eletrônicos no centro da cidade, para observar possíveis novidades e viu as lâmpadas de LED — que ainda não eram tão populares. “Comprei algumas e levei para a loja. Foram um sucesso.”
Ailton Gomes Duarte, CEO da ledseleds, rede especializada na venda de lâmpadas e serviços de iluminação — Foto: Divulgação
Com o bom desempenho contínuo das lâmpadas, Duarte criou um e-commerce dedicado à venda do produto alguns anos depois. “Um cliente do Mato Grosso, dono de um hotel fazenda, comprou as lâmpadas, gostou do nosso atendimento e dos produtos e perguntou: ‘Por que não tenta montar uma loja aqui?’ Eu percebi que tinha um negócio que poderia escalar.”
Foi então que ele se fez a pergunta que abre esse texto e resolveu estruturar um modelo de negócio focado em lâmpadas. Para se diferenciar do que já existia no mercado, apostou na especialização em LED. Duarte elaborou o site e colocou todas as informações de como seria um possível modelo de loja. “Em 2015, mesmo sem nenhuma loja aberta, veio um telefonema de um interessado. Foi quando eu negociei a primeira unidade para Curitiba.”
O investimento no ponto foi de cerca de R$ 40 mil, e ele buscou fornecedores que o ajudaram a compor um mix completo, com luminárias e lustres especiais. De acordo com ele, no primeiro trimestre, o retorno foi de quase R$ 600 mil.
Conforme o negócio ia amadurecendo, o empreendedora passou a abrir novas lojas. A segunda veio apenas três meses depois, também em Curitiba. Esse parceiro se tornou sócio de Duarte em 2020, e eles abriram uma distribuidora na Mooca, em São Paulo, com cerca de cinco mil SKUs. No mesmo ano, eles se associaram à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e iniciaram a expansão.
Hoje a ledseleds tem 18 unidades em operação. O plano é chegar a 50 lojas em 2023 e 100 em 2024. O investimento inicial para quem quer ser um franqueado é a partir de R$ 335 mil, valor que inclui estoque, showroom e instalação. O prazo de retorno é estimado em até 18 meses.
Fonte: Revista PEGN