Por meio da inteligência artificial, a startup paranaense entende o padrão de consumo e comportamento dos clientes. Foco é a fidelização de consumidores e aumento da lucratividade das empresas.
Indicar o melhor produto, no momento ideal para os consumidores comprarem. Essa é a proposta da Manfing, uma startup do Paraná (PR), especializada em inteligência artificial para a área de vendas e planejamento. Voltada para empresas de varejo, agronegócio e indústria, a solução desenvolvida permite que a empresa possa saber a data mais provável de compra de seu cliente e qual produto ele vai escolher antes mesmo de sua visita à loja física ou online, tudo isso a partir de informações coletadas nas empresas e de uma análise do comportamento de consumo definido. Com isso, a empresa passa a ser pró-ativa, e aborda seus clientes de maneira personalizada.
A Manfing utiliza informações dos históricos dos lojistas, como histórico de navegação, cotação e dados financeiros, além das variáveis de mercado, como fatores climáticos e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com essas informações, a plataforma consegue indicar o produto mais aderente a determinado consumidor. Todo esse levantamento é feito respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais.
“Entre os principais ganhos que a plataforma leva às empresas é uma previsão de vendas e demanda assertiva, ou seja, as metas do time comercial vão ser pautadas não apenas pelos dados internos da empresa, mas também pelas movimentações do mercado, tudo isso de maneira simples e intuitiva”, explica o CEO da Manfing, Leandro Volanick.
Leandro conta que em 2022, seus clientes aumentaram 100 milhões em faturamento após usarem o software da Manfing. Ajudaram ainda a reativar em média 5% dos clientes inativos das empresas atendidas e entregaram algoritmos com até 96% de assertividade para a demanda. Segundo ele, todos os dados coletados auxiliam no mapeamento do ciclo de compra desde o começo, além de permitirem que as empresas identifiquem o potencial de venda e as necessidades de cada consumidor.
Retail Scale
A Manfing foi uma das empresas selecionadas no programa de aceleração Retail Scale, da Darwin Startups e do Distrito. Voltado para startups de varejo, o programa teve sua primeira turma de investidas com seis startups selecionadas. O processo começou em maio de 2021, com mais de 200 inscritas e passou por quatro seletivas.
“Participamos do programa de aceleração da empresa Manfing junto à Darwin e Distrito, e foi muito enriquecedor, pois além de partilharmos processos e conhecimento que dominamos, o time da Manfing acolheu e conseguiu implementar muitas orientações no seu dia-a-dia. Além disso, também aprendemos sobre como uma startup funciona e seus grandes desafios. Em conjunto com a aceleração, também realizamos uma POC utilizando a inteligência da plataforma da Manfing, que nos possibilitou entender oportunidades de recomendação de produtos em lojas”, comentou a gerente de marketing da Via Varejo, Anny Martins.