Angela Ahrendts, ex-vice-presidente sênior da Apple Retail e ex-CEO da Burberry, acredita que 2023 será um dos anos mais importantes da história da humanidade. A razão para isso é a revolução tecnológica impulsionada pela IA (inteligência artificial), que terá um efeito transformador nos negócios. De acordo com Ahrendts, a aceleração e o ritmo da mudança gerados pela IA não são diferentes das transformações que vieram com o iPhone. Ela também destaca que não consegue imaginar todas as inovações que virão com a IA.
Em um mundo definido por intensa disrupção e mudanças rápidas, Ahrendts afirma que a liderança eficaz está passando por uma mudança radical. Ela argumenta que a IA possui muitas das competências técnicas que as organizações normalmente priorizam em executivos. No entanto, os líderes criativos têm uma vantagem competitiva, pois trazem atributos qualitativos, como paixão, intuição e empatia, que as máquinas não conseguem substituir. Ahrendts acredita que precisamos amplificar as competências humanas em um mundo cada vez mais artificial.
Empresas que adotarem essa nova lógica de liderança estarão melhor posicionadas para prosperar na era da IA. Ahrendts enfatiza a importância de aproveitar as características humanas em um mundo artificial, habilidades que não podem ser replicadas por algoritmos. Para ela, as empresas devem entender a oportunidade que a tecnologia oferece para desencadear uma nova onda de criatividade e inovação e implantar os recursos para tirar proveito disso.
Ahrendts acredita que o futuro dos negócios está na união da criatividade humana com a tecnologia baseada em IA. Aqueles que conseguirem encontrar o equilíbrio certo entre os dois vão liderar e definir esta próxima era da inovação. Ela incentiva os líderes a serem curiosos e estarem dispostos a aprender a vida toda. Quanto mais se lê, mais se contribui para o próprio banco de dados, e os instintos são constantemente fortalecidos. Essa lógica de aprendizado não é diferente do funcionamento de uma inteligência artificial.
Fonte: Forbes