Facebook encara uma batalha judicial que pode custar 9 bilhões de dólares
Rede social criada por Mark Zuckerberg é acusada nos Estados Unidos de evasão fiscal por causa do envio de recursos para a Irlanda
O Facebook enfrenta uma nova batalha judicial nos Estados Unidos. Desta vez a rede social é acusada pelo Internal Revenue Service (IRS), órgão equivalente à Receita Federal no país, de evasão fiscal por causa do envio de recursos da companhia para a Irlanda.
A disputa começou na terça-feira 18 e deve seguir pelas próximas três ou quatro semanas em um tribunal dos Estados Unidos.
Em 2010, a gigante das redes sociais teria se aproveitado de legislações mais flexíveis no país europeu para pagar menos impostos em relação a ativos intangíveis, como direitos de copyright e de exploração de marca.
Para a operação americana, a companhia arca com royalties pelo uso dessas marcas e tecnologias. O IRS entende que a empresa subestimou o valor desses ativos, avaliados então em 1,73 milhão de dólares.
Do lado do Facebook, a justificativa dada é de que a companhia tinha uma operação muito mais enxuta naquela época. “Este processo se refere às transações que ocorreram em 2010, quando o Facebook não tinha receita com publicidade móvel, os negócios internacionais eram incipientes e os produtos de publicidade digital não eram comprovados”, afirmou um porta-voz da companhia.