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Faturamento do e-commerce cresce 6,3% no Dia dos Pais, de acordo com o ICVA

As vendas presenciais aumentaram 2,0%. No geral, o Varejo teve alta de 2,3%

As vendas por e-commerce no Dia dos Pais, apuradas entre os dias 7 e 13 de agosto, aumentaram 6,3% ante período comparável de 2022, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais subiram 2,0%. No geral, o Varejo teve alta de 2,3%.

O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 1,8% nas vendas. O destaque foi o segmento de Cosméticos e Higiene Pessoal, com alta de 11,3%. Na sequência, estão Livrarias, Papelarias e afins, com 3,3%; Móveis, Eletro e Depto, com 2,6%; e Óticas e Joalherias, com 1,6%.

As vendas dos demais setores do Varejo subiram 2,4%. Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pela data comemorativa — como Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte, por exemplo.

REGIÕES

Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas, com exceção do Nordeste. O Sudeste cresceu 2,7%, seguido do Norte, com 2,3%. Em seguida, aparecem Sul (+1,9%) e Centro-Oeste (+1,5%). O Nordeste teve queda de 0,4%.

As unidades da federação com os melhores desempenhos foram Minas Gerais (+4,9%), Rio Grande do Sul (+4,6%), Distrito Federal (+4,1%) e Rio de Janeiro (+3,4%).

SOBRE O ICVA 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por quase 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

COMO É CALCULADO

A unidade de Inteligência de Mercado da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

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