Em 2017, a Conta Black foi fundada por Fernanda Ribeiro e seu companheiro, Sérgio All, com Ribeiro atuando como CCO, responsável pela comunicação e cultura da empresa, enquanto All presidia a fintech. Agora, Ribeiro assume o papel de CEO da empresa, que tem como objetivo desburocratizar o acesso a serviços bancários para o público negro, enquanto All assume a posição de co-CEO e chairman da Conta Black.
Ribeiro destaca a importância da representatividade de líderes femininas e pretas no mercado financeiro, onde são poucas. Sua visão pragmática e foco em resultados a levaram a assumir a liderança da empresa após um ano de preparação e autoconhecimento. Ela enfatiza que o estereótipo de liderança feminina como doce não se aplica a ela, pois é objetiva e tem uma visão abrangente.
Antes de empreender, Ribeiro trabalhou no mercado corporativo, mas sentiu que havia atingido um “teto de vidro”. Ela decidiu tirar um ano sabático e, posteriormente, fundou a AfroBusiness, uma entidade sem fins lucrativos que conecta empreendedores pretos, e logo depois a Conta Black. A fintech começou como uma conta digital vinculada a um cartão pré-pago e agora oferece uma ampla variedade de produtos e serviços financeiros.
Além disso, a Conta Black tem planos para lançar novos projetos, como uma plataforma de educação financeira, atendimento de telemedicina, fundo de microcrédito, deliveries e marketplaces, entre outros. Ribeiro e All são sócios nos dois negócios, mas conseguem separar bem o trabalho do relacionamento pessoal.
A Forbes selecionou Ribeiro como uma das 10 Mulheres de Sucesso deste ano, destacando sua trajetória inspiradora em diversas áreas. Além de CEO da Conta Black, ela é presidente da AfroBusiness e conselheira administrativa do Instituto C&A.
Fonte: Forbes