O novo sócio vai facilitar os investimentos em startups brasileiras e intensificar a aproximação do fundo norte-americano com grandes empresas do mundo
O 500 Startups, fundo global de venture capital de early stage sediado em São Francisco, anunciou a chegada de Flávio Dias, ex-CEO da Via Varejo, como seu novo sócio no Brasil.
Com o aquecimento e consolidação do setor no Brasil, a 500 Startups quer fortalecer sua atuação no país. As startups brasileiras, em conjunto, receberam mais de 2,7 bilhões de dólares em investimentos em 2019, segundo levantamento da empresa Distrito.
Para a brasileira Bedy Yang, fundadora e diretora do fundo, a chegada de Dias marca um momento estratégico para a 500 Startups. “O Flávio vai conseguir ajudar a gente a estruturar melhor as iniciativas que a gente tem aqui, queremos encontrar os melhores talentos, ajudar os empreendedores a escalar seus serviços”, diz.
Flávio Dias, investidor anjo e novo sócio do 500 Startups no Brasil.
O executivo, que já estava atuando como investidor anjo desde 2014, vai atuar na operação do fundo no Brasil e participará das iniciativas globais que envolvem grandes corporações.
Com 20 anos de experiência no varejo, Dias atuou por dois no grupo dono da Casas Bahia e do Pontofrio, onde também foi Chief Digital Officer (CDO).
Nos últimos anos, o executivo também se tornou um investidor anjo com mais de 12 startups em seu portfólio.
Ele ainda é conselheiro independente na rede de lojas de departamento Coppel, no Conselho Mudando o Jogo e a startup de customer acquisition Escale.
Antes da Via Varejo, Dias foi CEO da Cnova, diretor executivo do Banco Original e presidente da Walmart, além de ter sido gerente de e-commerce na Magazine Luiza e na Philips.
“Aliar essa experiência ao time da 500 Startups é uma enorme oportunidade de causar um grande impacto para todo o ecossistema brasileiro, pois nosso objetivo é olhar para além do eixo Rio-São Paulo e investir cada vez mais em startups de localidades diversas”, afirma Flávio Dias, novo sócio da 500 Startups no Brasil.
Segundo a organização, a chegada do executivo marca um importante e estratégico momento na história da 500 Startups, que tem o propósito de conectar o Brasil com uma rede global.
“Por muitos anos ouvimos que o Brasil seria o país do futuro e para as startups esse momento é agora! O país está se movendo em direção ao seu ponto de inflexão e irá ocupar um lugar de destaque nos próximos anos”, destaca Bedy Yang, sócia da 500 Startups e fundadora da rede Brazil Innovators.
Desde que foi fundado no Vale do Silício, o 500 Startups investiu em mais de 2,4 mil negócios espalhados por mais de 75 países, com um montante sob gestão de mais de US$ 560 milhões.
Entre as empresas investidas, estão nomes como: Credit Karma, Twilio, Canva, Grab, Bukalapak, The RealReal, Talkdesk, Knotel, Udemy e Ipsy.
No Brasil, o fundo já investiu em mais de 40 startups, incluindo nomes como Conta Azul, Descomplica, IDwall, Ingresse, Olist, Pipefy e Quero Educação.