spot_img

Hambúrguer de carne de minhoca? Entenda a história por trás da lenda urbana

“Os hambúrgueres do McDonald’s são feitos de carne de minhoca”. Quem nunca ouviu esse boato? Esta é umas das mais antigas lendas urbanas em torno da marca e já foi desmentida diversas vezes por Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, controladora do McDonad’s no Brasil.

Em entrevista ao programa “Portas Abertas”, ele diz que convida os clientes a visitarem as cozinhas do fast food para desmistificar esse tipo de história.

“O visitante tem a chance de tocar nos produtos, obviamente depois de um processo de higienização das mãos, e tem a oportunidade de ver que tomate é tomate, alface é alface. A gente deixa que ele participe desse processo, e a primeira certeza que ele tem é que não tem minhoca na carne. A carne é 100% bovina”, disse o executivo.

Um ano antes dessa entrevista, ele mesmo acompanhou uma visita de jornalistas a um dos restaurantes da rede em São Paulo e mais uma vez declarou: “O hambúrguer é 0% minhoca, 100% carne.

Mas de onde veio esse boato?

Até hoje a marca não sabe como o caso nasceu nem quem foram os responsáveis por divulgar a história de carne de minhoca. Para os representantes da marca, a ideia é tão absurda que já virou piada.

Em uma entrevista concedida à “Folha”, José Renato Bellenzani, então diretor de operações da Braslo (processadora de carnes do McDonald’s), disse que a ideia pode ter vindo do formato em que a carne fica quando sai pela máquina de moagem. Lembra uma minhoca.

Segundo a rede de lanchonetes, os únicos ingredientes presentes nos hambúrgueres bovinos são a carne, o sal e a pimenta. Esses temperos são adicionados apenas nos restaurantes, depois que o hambúrguer é frito.

Os cortes de carne usados vêm das partes dianteiras e costelas do boi.

É no “Food Town” (do inglês, Cidade do Alimento), no km 17,5 da rodovia Anhanguera, em Osasco (São Paulo), que toneladas de carne bovina utilizadas pela marca são processadas.

A carne, proveniente de abatedouros de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de ser usada nas franquias brasileiras, ainda é exportada para Colômbia e Paraguai.

E os boatos não param por aí

Os nuggets são feitos de uma gosma rosa? Esse é outro boato, não tão famoso quanto a carne de minhoca, mas que circulava sobre os produtos da marca.

Segundo o McDonald ‘s, não há nenhuma gosma na fabricação dos nuggets e do hambúrguer de frango. Apenas peito, coxas e sobrecoxas de galinhas.

O que acontece é que essas carnes são moídas e formam uma massa, usada para dar o formato arredondado do alimento. Depois ganham uma cobertura de farinha de trigo, farinha de milho, aipo e condimentos para adquirir uma casquinha crocante.

O produto é pré-frito e cozido, depois segue para o freezer e na sequência vai para linha de embalagem. Quando chegam aos restaurantes, vão para a fritadeira.

A carne de frango é fornecida ao McDonald’s por cinco abatedouros do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina.

Picanha sem picanha

Um fato recentemente descoberto trouxe desconfiança novamente para a marca. No dia 27 de abril, a empresa admitiu que a carne usada nos novos sanduíches da linha McPicanha não têm picanha na composição.

“Os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”, afirmou o McDonald’s em nota.

Dois dias após a divulgação, os lanches de picanha sumiram dos cardápios digitais e dos restaurantes.

Fonte: Uol

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais