Oferta pode ser a maior do mercado acionário alemão em anos
Depois de uma década com o controle da marca de carros esportivos de luxo, a Volkswagen está avaliando um IPO para a Porsche, um de seus ativos mais lucrativos. A decisão final ainda está sujeita à aprovação do conselho de administração, mas a companhia já começou a alinhavar o spin-off com seus principais acionistas. A operação levantaria cerca de 20 bilhões de euros, nas estimativas iniciais.
A VW comunicou hoje que está em negociação sobre o assunto com família Porsche-Piech, detentora de 53,3% das ações com direito a voto. Foi o suficiente para as ações da montadora saltarem 9% em Frankfurt logo no início do pregão hoje – e não é para menos. A projeção de analistas ouvidos por Reuters e Financial Times é que, usando múltiplos aplicados a pares como a Ferrari, a Porsche pode ser avaliada entre 90 bilhões de euros, nas contas mais conservadoras, e 200 bilhões de euros, nas estimativas mais otimistas — o que significaria superar a capitalização da própria VW, de 116 bilhões de euros.
A montadora alemã, a maior da Europa, tem tentado se movimentar para adotar uma estrutura corporativa mais ágil para conseguir intensificar sua competição com a valorizada Tesla – mas até agora sem muito sucesso. O IPO da Traton, unidade de fabricações de caminhões da VW, fracassou em meio a questões internas e um free-float limitado. Um plano para separar as marcas Lamborghini e Ducati também não progrediu. O CEO, Herbert Diess, chegou a esfriar os ânimos do mercado sobre uma possível listagem da Porsche no ano passado.
Separar a Porsche da VW pode oferecer uma nova opção de financiamento para o grupo. A estrutura de acionistas do grupo acaba limitando as opções para levantar capital novo, dada a diluição dos principais acionistas.
Um IPO pode ajudar a impulsionar também o mercado de capitais da Europa. As ofertas de ações diminuíram drasticamente este ano, após um recorde de 2021. As fortes oscilações do mercado estão desencorajando os emissores, em meio a preocupações com tensões geopolíticas.
Fonte: Pipeline Valor