Com a possibilidade de receber cerca de R$ 490 milhões com oIPO (oferta pública inicial de ações), a Locaweb já assinou ou pode assinar contratos de confidencialidade com 36 empresas definidas como estratégicas para aquisição. Segundo o prospecto do IPO, as companhias no radar da Locaweb possuem faturamento anual entre R$ 10 milhões e R$ 100 milhões.
As empresas foram selecionadas, a partir de um mapeamento do mercado que identificou 1.200 potenciais aquisições estratégicas. Foram excluídas, então, subsidiárias de companhias estrangeiras e companhias com faturamento fora da faixa determinada.
“Chegamos a um total de 107 empresas como alvos potenciais em segmentos estratégicos da companhia, das quais 36 empresas já possuem um acordo de confidencialidade assinado ou sob análise com a Locaweb”, afirma a companhia, no prospecto do IPO, atualizado em 21 de janeiro.
Requisitos
Além de bons resultados financeiros, as candidatas a se tornarem parte da Locaweb devem apresentar cinco características, segundo a empresa.
- A primeira é que as receitas recorrentes representem a maior parte do faturamento.
- A segunda, e um tanto óbvia, é que possam gerar sinergias com os negócios da Locaweb.
- Em seguida, está o potencial de vendas cruzadas (cross-selling) com produtos e serviços já oferecidos pela companhia.
- A qualidade da gestão também conta, já que serão privilegiadas as empresas com “fundadores ou colaboradores talentosos”.
- Por fim, a Locaweb busca empresas maduras ou perto disso, com produtos e serviços “já desenvolvidos” ou “em estágio avançado de desenvolvimento”.
Além de empresas que possam expandir seus atuais produtos e serviços, a Locaweb também está interessada em negócios como ferramentas de Enterprise Resource Planning (ERP), integradas a e-commerce para pequenas e médias empresas; ferramentas de relacionamento com clientes (CRM); e ferramentas de captação de clientes para pequenas e médias empresas.
Grana
O dinheiro que entrará no caixa da Locaweb virá da emissão primária de 33,333 milhões de ações ordinárias. A faixa de preço sugerida pelos bancos que lideram a operação vai de R$ 14,25 a R$ 17,25 por papel. Considerando-se o preço médio de R$ 15,75, isso representaria uma entrada líquida de R$ 489,471 milhões no caixa.
De acordo com o prospecto, 75,2% desse montante, ou R$ 368,269 milhões, serão aplicados na aquisição de empresas. O restante irá para capital de giro. A empresa estima, ainda, que um aumento ou redução de R$ 1 sobre o preço médio da oferta (R$ 15,75) representa uma variação de R$ 31,650 milhões de recursos líquidos no seu caixa.
Desde 2012, a Locaweb comprou seis empresas: Tray, All iN, Fbits, Cluster2Go, King Host e Delivery Direto. No acumulado de janeiro a setembro, essas controladas geraram 36,1% da receita bruta da Locaweb.
Conheça a empresa
Fundada em 1998 por Gilberto Mautner com um investimento de R$ 30 mil, a Locaweb começou a vida oferecendo serviços de hospedagem de site, num momento em que a internet engatinhava no Brasil. Agora, seus negócios estendem-se, basicamente, por dois grandes braços – serviços de hospedagem e soluções de e-commerce.
Nos nove meses encerrados em setembro, a receita bruta da empresa foi de R$ 315 milhões, um incremento de 20% sobre o mesmo período do ano retrasado. O lucro líquido, de R$ 11 milhões, cresceu 130%, e a geração de caixa medida pelo ebitda chegou a R$ 77 milhões, quase 50% mais.
Origens
A primeira grande área de atuação da Locaweb é chamada de BeOnline/SaaS, que conta com 286 mil clientes ativos. Ela abrange desde os serviços que estão na raiz da companhia, como hospedagem de sites (hosting), até a revenda de hospedagem, o que permite aos seus clientes gerenciar sites de terceiros.
O BeOnline também engloba os serviços de computação em nuvem, servidores dedicados e registro de domínios.
Já o SaaS (software as a servisse) disponibiliza softwares que podem ser usados pelos clientes da Locaweb por meio de conexão com a internet, em vez do meio tradicional de realizar o download do programa para o computador e instalá-lo. Sob essa rubrica, estão a oferta de e-mails, comunicação IP, plataforma online de helpdesk e serviço de delivery direto, entre outros produtos.
Segundo o prospecto do IPO, a grande maioria clientes de BeOnline e SaaS da companhia é formada por micro e pequenos empreendedores: 74% deles são empreendedores individuais ou possuem até nove funcionários; 16% são de pequeno porte (de 11 a 49 empregados); 4%, médio porte (de 50 a 99 empregados); e 6%, grande porte (100 ou mais funcionários).
Segundo a empresa, 72% dos clientes atuam na área de serviços; 18%, em comércio; e 10% em indústrias. As marcas que atendem esses segmentos são a Locaweb, Locaweb Corp e King Host.
Varejo online
O segundo grande eixo de negócios da Locaweb são as soluções para e-commerce. Os produtos são divididos em plataforma de e-commerce e pagamento online. No fim de setembro, sua carteira somava 11,5 mil clientes ativos nesse segmento. A receita bruta dessa área somou R$ 65,2 milhões de janeiro a setembro, com alta de 47%.
As marcas com que a empresa atua nesse mercado são a Tray, Tray Corp e Yapay. A Tray oferece ferramentas para pequenas e médios clientes criarem lojas virtuais. O problema é que a empresa enfrenta o desafio de elevar a fidelidade da clientela.
Segundo o prospecto, apenas 60% dos clientes continuam com o serviços, após seis meses de uso. A Tray Corp oferece serviços de lojas virtuais para clientes de maior porte.
Já a Yapay atua no setor de pagamentos online, oferecendo contratação e integração de meios de pagamento, e o recebimento de pagamentos pela internet . A receita da Yapay provém de um percentual sobre as transações intermediadas.
Fontes:https://fusoesaquisicoes.blogspot.com/2020/01/locaweb-ja-conversa-com-36-empresas.html
https://moneytimes.com.br/ipo-da-locaweb-esta-proximo-veja-o-quanto-voce-conhece-a-empresa/
Fotos: Divulgação Locaweb