Fabiana de Oliveira, head de marketing da On Running: “A marca sempre reforçou seu DNA tecnológico”
Com mais de 10 anos de experiência no Grupo Luxottica, Fabiana de Oliveira, Head de Marketing da On Running, marca suíça de moda para corrida e alta performance que tem o tenista Roger Federer como sócio, juntou duas experiências importantes ao topar o desafio, em agosto de 2021, de juntar a paixão pelo marketing de produtos premium, a experiência dos desafios durante a pandemia enquanto esteve na rede Fogo de Chão e a conexão de anos com a corrida e o esporte.
A marca, que foi criada em 2010 na Suíça, era presente no Brasil de forma tímida e pelas mãos dos chamados heavy users desde 2015, no entanto, ela ainda estava restrita às pessoas apaixonadas pela alta performance das atividades esportivas. Quando chegou, Fabiana encontrou um contexto de desafios e oportunidades na mesma intensidade. O primeiro marcava o retorno das pessoas às atividades físicas mesmo ainda em um cenário de pandemia e a demanda por exercícios ao ar-livre. O segundo implicava em lidar com todos os aspectos de segurança e cuidados que os eventos relacionados demandavam. Superada essa fase, os aprendizados que surgiram daí foram a base que preparou a marca para entrar oficialmente no país em 2022.
“Profissionalmente foi algo muito gratificante, apesar dos desafios, era uma marca que eu já conhecia e que tinha um potencial muito grande entre os brasileiros sobretudo de expansão e presença de mercado. O que vimos depois, em 2022, foi uma aceitação relevante, alguns modelos campeões de venda e uma série de investimentos que implicaram no aumento da distribuição, melhor segmentação e uma adesão acelerada”, comenta Fabiano. Globalmente, em 2022, as vendas da marca foram de R$ 6,8 bilhões, sendo o Brasil um país já estratégico. Estima-se que, em 2019, o tenista Roger Federer aportou US$ 55 milhões por uma participação de 3% na empresa. Além disso, Federer também é embaixador da marca. No Brasil, a On Running também tem investimentos da Go4it.
Nesta semana, a marca apresentou uma nova fase de lançamentos no Brasil, dentre eles o modelo Cloudsurfer, que utiliza tecnologia CloudTec Phase e é produzido com 30% de matéria prima reciclada. O foco da On Running para 2023, como explica a executiva, continua nos produtos para diversas modalidades, e agora, também está aumentando sua presença nas quadras de tênis com a contratação da jogadora número um do ranking mundial feminino, Iga ?wi?tek, a mais nova sensação masculina da América, Ben Shelton, além da promessa brasileira João Fonseca, para compor o time da On Running.
“A marca sempre reforçou seu DNA tecnológico, e isso é um grande diferencial do mercado, não a tecnologia somente dos produtos finais, mas, sobretudo, a tecnologia na maneira como testamos, desenvolvemos e buscamos composições de novos lançamentos. Um outro aspecto relevante dessa combinação também é a questão sustentável, hoje, uma premissa para a On Running é que tecnologia e sustentabilidade são elementos indissociáveis”, explica a executiva de marketing. Dentre as tecnologias utilizadas pela marca está a inteligência artificial como suporte no desenvolvimento de produtos.
No Brasil, a marca tem cerca de 450 pontos de venda, cerca de 50% estão localizados na região Sudeste (em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Além disso, a marca também marca presença no restante do País com o e-commerce. “Este é o ano em que o público brasileiro vai conhecer novos produtos da marca, tudo com muita tecnologia e pensado para quem tem uma vida ativa, gosta de esportes e até para quem se inspira no esporte para montar o visual do dia a dia. As nossas peças de vestuário também oferecem tudo aquilo que um esportista busca em uma roupa deste segmento, com coleções para o dia a dia, para caminhada, ou até para quem se inspira no esporte”, completa Fabiana.
Fonte: Forbes