spot_img

Marcas pretensiosas perdem a credibilidade

Outro dia estava andando no centro. Tinha lá uma galeteria autointitulada a melhor da cidade. Lembrei de uma churrascaria com aparência bem carente, em outro lugar, também com letreiro de a melhor da região.

Será que esse tipo de pretensão ajuda, ou atrapalha?

Pesquisas

Tudo depende de quem está afirmando isso.

Se a marca é de fato a mais rápida, a mais confortável, a mais isso ou aquilo, e tem uma pesquisa que comprove, ajuda sim.

Desde que:

  1. A pesquisa seja relevante, feita por alguma organização acima do bem e do mal.
  2. A característica, assinalada como a melhor, de fato faça diferença pro cliente.

E agora vou acrescentar o 3º “desde”: desde que a afirmação seja crível, pareça de fato fazer sentido. Um tênis com design antigo, feito de materiais com aparência pesada, por mais pesquisa que diga que é o melhor pra corredores, dificilmente vai convencer o cliente.

O que a imagem transmite

Falemos sério: a tal galeteria pálida e com aparência descuidada vai conseguir convencer alguém de que é a melhor? Pode até ser que seja. Mas será que alguém vai acreditar? Dá pra acreditar que o personal fora de forma seja o profissional mais indicado pra te preparar pra próxima olimpíada da sua modalidade preferida?

De novo: pode ser que seja sim. A questão é a gente acreditar nisso.

E – já que as aparências nem sempre enganam – a chance de aqueles autoelogios não serem verdadeiros é enorme.

Pretensão e o hamburger do Madero

Afirmações sem pesquisa são apenas gritos de guerra.

E geram ruido. Se a marca utiliza uma mensagem ou anúncio ou letreiro alegando superioridade em alguma funcionalidade, mas não tem a referência, não tem a garantia da afirmativa.

Tem clientes mais inocentes, e com enorme boa vontade, que acreditam em slogans que falam da superioridade. Mas uma montanha de gente acaba desconfiando. E aí o efeito é duplamente negativo: primeiro porque essas maluquices elevam o grau de expectativa a níveis difíceis de serem atendidos. E segundo porque parecem atitudes enganosas.

Qual pesquisa deu ao Madero o título de melhor hamburger do mundo? Uma pesquisa feita pela família dos donos do Madero?

Efeito contrário

No final da história, dizer que a sua marca é melhor, a mais isso, a mais famosa mundialmente, a marca das galáxias (omiti uma palavra por total respeito aos ilustres leitores), pode chamar a atenção e forçar certa admiração. Mas sem comprovação e sem consistência acaba parecendo balela.

Pode dissolver a credibilidade e funciona de forma inversa. Além de – independente de qualquer coisa – gerar um nível de expectativa com enorme potencial de frustração.

Clientes hoje preferem aquilo que se comprova. E pretensão não se comprova.

Se você quiser comentar, questionar, elogiar (tomara!), falar da sua experiência sobre o tema, entre em contato comigo através do email igdal@ism.com.br

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais