As prateleiras de supermercados dos Estados Unidos vão começar a receber novas marcas de produtos do mercado de carne à base de plantas, como Beyond Meat, Impossible Foods e Tyson Foods. Entre as novidades, está o primeiro portfólio do gênero da PlantPlus Foods, uma joint venture entre Archer Daniels Midland, gigante americana do setor de agronegócio, e a brasileira Marfrig Global Foods, que deve chegar aos mercados no primeiro trimestre de 2022.
O setor global de alimentação à base de vegetais movimenta US$ 10 bilhões anualmente, e deve triplicar na próxima década com a chegada de gigantes da carne como JBS e Tyson no mercado dominado por empresas de carne alternativa. Pesquisa da Archer Daniels Midland aponta que mais da metade dos consumidores de carne estão abertos a provar proteínas alternativas.
— Vemos esse mercado decolando nos próximos três anos na região, depois de a pandemia ter atrasado um pouco esse ritmo de crescimento — afirma Roberto Ciciliano, que comanda a ADM Nutrition na América Latina.
Segundo a presidente da Global Foods, Letícia Gonçalves, a estratégia para os Estados Unidos difere da adotada na América Latina, superando apenas a linha voltada para produtos convencionais de carne, como almôndegas e hambúrgueres vegetarianos. Além disso, a expectativa é crescer no ramo de food service, com todo um cardápio à base de vegetais.
A parceria da PlantPlus Foods foi aprovada por órgãos reguladores em 2020, e os primeiros produtos começaram a chegar às prateleiras de supermercados em maio deste ano, além de clientes de grandes cadeias de restaurantes que atuam na América Latina, como o Subway e o Outback. Desde o lançamento, a joint venture registra crescimento de vendas mensal de dois dígitos, segundo Ciciliano.
No Brasil, a Fazenda Futuro desponta no mercado de carne à base de plantas, comercializando hambúrguer, almôndega, linguiça e peito de frango vegetarianos. Nesta quinta-feira, o presidente da empresa Marcos Leta anunciou a chegada de uma linha que imita o atum às prateleiras dos mercados brasileiros.
De olho na Europa
A ADM, empresa sediada em Chicago, também procura expandir os negócios para fora das Américas, e estuda potenciais parceiros na Europa.
O foco é fechar colaborações no fornecimento de ingredientes ou de tecnologia para alimentos à base de plantas, mas também para fabricar produtos para estimular o desenvolvimento de empresas locais de alimentos.
Para o futuro, a ADM espera expandir a presença fora do continente americano com marca própria mas, por enquanto, a prioridade é exportar o fornecimento de soluções e ingredientes para clientes que produzem seus produtos finais.
Fonte: O Globo