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McDonald’s mostra que não existe almoço grátis – e nem barato

Durante um longo período, os consumidores consideraram os restaurantes da rede McDonald’s como uma opção para refeições rápidas e econômicas. Optar por um dos combos do restaurante de fast food em vez de um restaurante self-service era uma escolha que muitos achavam vantajosa, pelo menos do ponto de vista financeiro.

Entretanto, a empresa dona do famoso Big Mac viu uma mudança significativa nos tempos recentes. No último ano, a rede aumentou os preços de seu menu em 10%, e planeja implementar um aumento de igual proporção em 2023. Essas mudanças estão impactando o perfil dos consumidores que frequentam os restaurantes nos Estados Unidos.

Durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre, realizada em 30 de outubro, a empresa informou aos acionistas que houve uma diminuição nas visitas de consumidores com renda mais baixa, ou seja, aqueles que ganham até US$ 45 mil por ano.

Segundo Chris J. Kempczinski, CEO da rede, o McDonald’s está perdendo vendas para consumidores mais “exigentes” devido à pressão da inflação e ao aumento das taxas de juros no país. A taxa de juros nos Estados Unidos atualmente varia de 5,25% a 5,50%, a mais alta registrada desde 2001.

Por outro lado, a rede observou um aumento no número de clientes de renda média e alta, que estão optando por lanchonetes em vez de restaurantes mais caros. Ian Borden, CFO da empresa, comentou: “Sempre foi crucial para o sucesso do McDonald’s oferecer opções acessíveis. Continuamos a atrair consumidores de renda média e alta.”

Essa mudança encorajou a empresa a aumentar os preços em seu cardápio. Nos Estados Unidos, o preço do Big Mac subiu de US$ 4,82 para US$ 5,58 entre junho de 2020 e junho de 2023. No Brasil, o sanduíche custa atualmente R$ 22,90, o que representa uma diferença de 17,8% em relação aos preços nos Estados Unidos.

O McDonald’s está adotando uma estratégia para atrair um novo público, já que o consumo de fast food está desacelerando. De acordo com dados da consultoria Black Box Intelligence, as vendas de fast food diminuíram 3,3% em setembro nos Estados Unidos, sendo o terceiro mês consecutivo de queda e o percentual mais baixo desde novembro de 2022.

Em relação aos resultados financeiros, a empresa relatou um aumento de 14% na receita, totalizando US$ 6,69 bilhões. O lucro líquido foi de US$ 2,33 bilhões. Com ações listadas na Bolsa de Valores de Nova York e um desempenho estável ao longo do ano (com uma queda de apenas 1% desde janeiro), o valor de mercado do McDonald’s é de US$ 190,78 bilhões.

Fonte: Neofeed

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