Para José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO, cenário político terá pouca relevância para sucesso ou fracasso dos negócios
As altas das taxas de juros e da inflação inspiram cuidado para o empreendedor que quer criar um negócio do zero. A afirmação é de José Carlos Semenzato, 54, fundador da SMZTO, maior holding de franquias do Brasil, que controla marcas como Oakberry, L’Eentrecôte de Paris, Espaço Laser, Odonto Company e Oral Sin.
Para ele, o franchising é um conforto para quem quer empreender. “Essa é uma certeza absoluta de quem trilhou por 30 anos essa trajetória e que opera mais de 4.000 franquias hoje”, afirma ele.O executivo conta que, para chegar onde chegou, vindo da periferia de Lins (interior de São Paulo), teve de ser o melhor em tudo que fez. Ainda assim, afirma que hoje existem oportunidades para todos, e elas passam por capacitação e estudos.
Em um cenário de incertezas políticas e econômicas, qual a recomendação para quem está começando? O mercado hoje tem uma taxa de juros alta e, no cenário macroeconômico mundial, existem atores trabalhando para o crescimento da inflação. Por isso, esse é um momento que inspira, sim, muito cuidado para o empreendedor que quer criar um negócio do zero.
Em contraposição a esse cenário, o franchising traz um conforto, porque, ao adquirir uma franquia, o empreendedor passa então a contar com um modelo já testado pelo mercado, com uma marca forte e com marketing. Isso faz com que parte dos riscos sejam mitigados.
Mas, ainda com as vantagens de empreender pelo franchising, eu tenho que reafirmar que é necessária uma dose de cuidado nesse momento.
Eu, no lugar de qualquer empreendedor, não colocaria o cenário político em pauta na decisão de empreender ou não. Minha crença é que os negócios vão continuar no mesmo ritmo, tendo suas variáveis difíceis e suas vantagens competitivas. Esse é um fator que vai ter pouca relevância no sucesso ou no fracasso do empreendedor neste ano.
Começar com uma franquia então é uma forma de empreender com mais segurança? Empreender não é criar algo novo do zero. É possível empreender comprando uma franquia e criando um grupo multissetorial com um portfólio enorme para, em cinco ou dez anos, se tornar relevante como empreendedor multimarcas de franchising. Com isso é possível mitigar o risco.
Eu não sou contra [criar algo novo do zero] e não quero dizer que não dá para se aventurar. Ainda tem lugar, mas é muito caro. Por isso é preciso saber que a dor pode ser grande nesse caminho. Sou a favor da inovação, mas ela precisa ter limites. Não teremos invenção para todos e certamente a maioria vai morrer com esse sonho.
Por isso eu digo que investir em uma franquia é uma alternativa importante no contexto de maturidade do Brasil. Essa é uma certeza absoluta de quem trilhou por 30 anos essa trajetória e que opera cerca de 4.000 mil franquias.
O que deve ser colocado na conta quando se decide empreender assim? Ao adquirir uma franquia, é preciso levar em conta a reputação da franqueadora. Jamais compre uma franquia sem falar com um número importante de franqueados da marca, que irão dizer que aquele negócio é bom o suficiente para você firmar a aquisição.
Outro ponto é a certeza de ter o capital suficiente para montar o negócio. É possível financiar uma parte, desde que isso não crie uma prestação maior que a lucratividade da empresa. É preciso ter esse planejamento, e nisso um franqueador pode te ajudar.
Gostar realmente da atividade é outro ponto importante.
Qual a importância da capacitação para quem se propõe a empreender? Hoje a minha grande recomendação para o jovem são os estudos. Eu fiz, aos 14 anos, um curso livre de programação e computação. Hoje há vários que eu poderia citar, como os do Senac, do Instituto Embelleze [área de estética] ou do Instituto Gourmet [gastronomia].
O jovem, às vezes, acreditando que não vai conseguir fazer uma boa faculdade, abandona os estudos, mas não deveria. É preciso fazer um curso técnico, conseguir o primeiro emprego, e depois, fazer a faculdade. Existem escolas técnicas muito boas e relevantes.
Capacitem-se. Vocês só vão se tornar melhores e diferentes no ambiente de trabalho se realmente investirem em capacitação. A educação move, a educação transforma.
Qual o conselho para quem está pensando em expansão, seja por meio do franchising ou com novos projetos? O Brasil sempre foi um celeiro de oportunidades, em especial no setor de franchising. Temos projetos maravilhosos disponíveis, e em hipótese alguma falo estritamente da SMZTO, porque existem outras marcas incríveis no país para empreender.
Mas antes de pensar em crescer e expandir o negócio, eu acho muito importante avaliar se ele está preparado para crescer e expandir. Planejamento e análise prévia podem ajudar a evitar erros gravíssimos, que às vezes geram dívidas.
Fonte: Folha