spot_img

O catador de recicláveis do interior do PR que fundou rede de franquias de R$ 38 milhões

Flávio Gagliardi é fundador da rede de restaurantes Mr. Cheff, que em 2023 deve faturar R$ 42 milhões servindo comida caseira a preços acessíveis

A trajetória de Flávio Gagliardi exemplifica que o empreendedorismo muitas vezes é uma característica pessoal e um talento que ressoa com pessoas descontentes e insatisfeitas com suas circunstâncias. Nascido em Londrina, interior do Paraná, Gagliardi começou a trabalhar como catador de materiais recicláveis em fazendas da região aos 15 anos. Agora, ele é o CEO da Mr. Cheff, uma rede de restaurantes que oferece comida caseira e faturou 38 milhões de reais em 2022.

Gagliardi iniciou suas primeiras tentativas empreendedoras na adolescência, embora sem sucesso. Aos 14 anos, ele e um grupo de amigos compraram uma caminhonete para coletar materiais recicláveis em propriedades locais. No entanto, a ideia não durou muito tempo, pois a polícia apreendeu o veículo, já que Gagliardi e seus amigos eram menores de idade na época.

Depois de trabalhar como frentista em um posto de gasolina, ele se tornou gerente anos mais tarde. Mas a insatisfação o motivou a manter negócios paralelos, resultando em uma loja de produtos de limpeza. “No começo, eu enchia uma kombi e anunciava produtos nos bairros. A ideia durou pouco, mas foi uma experiência de empreendedorismo que me ensinou muito”, relata Gagliardi.

“Se você observar minha vida desde que eu era catador de recicláveis, sempre tive um espírito empreendedor”, diz ele. “Eu nunca me vi como um funcionário, sempre quis mais do que isso”.

A história da Mr. Cheff

Depois do encerramento da loja de produtos de limpeza, Gagliardi ingressou no mercado convencional e trabalhou por mais de uma década como corretor de seguros em uma seguradora. Foi desligado da empresa, o que o motivou a iniciar sua primeira empresa formal aos 26 anos: uma corretora de seguros.

Entretanto, sua paixão pela culinária mudou seus planos. Depois de alguns anos gerenciando a corretora, Gagliardi e seu irmão abriram sua própria pastelaria, a Mr. Pastel, que oferecia pastéis, pratos feitos e panquecas.

Com apenas uma loja e um menu limitado, Gagliardi logo decidiu expandir os negócios da Mr. Pastel. Assim, em 2012, inaugurou a primeira unidade da Mr. Cheff em uma praça de alimentação de um shopping em Londrina, bem em frente à Mr. Pastel.

O objetivo era criar um novo restaurante self-service com um cardápio variado e preços acessíveis ao público em geral. A ideia foi tão bem-sucedida que, em pouco tempo, Gagliardi deixou a sociedade com seu irmão para se dedicar exclusivamente à Mr. Cheff. A decisão também foi motivada pelos desafios em criar um plano de sucessão sólido para o negócio de pastelaria. “Duas lojas não eram suficientes para nossos planos familiares”, afirma ele.

Quando começaram as franquias

Desde 2018, a Mr. Cheff funciona sob o modelo de franquias, ideia que surgiu após mentorias que Gagliardi recebeu de um consultor de negócios do setor. “Eu não sabia do potencial do negócio até ele me contar”, diz. “Logo entendi que podia levar a Mr.Cheff, como franquia, para todo lugar”. 

Atualmente, são 19 restaurantes nas regiões Sul e Sudeste, nas cidades de:

  • Londrina
  • Camboriú
  • Blumenau
  • Florianópolis
  • Curitiba
  • São Paulo
  • Sorocaba
  • Campinas

“É um ambiente dinâmico. Se você tem um produto de qualidade, você alcança o público”, diz o CEO, ao justificar a estratégia de escolher apenas os shopping centers para abertura de novas unidades.

Qual o futuro do negócio

Nos planos de Gagliardi está a abertura de pelo menos mais seis unidades da Mr. Cheff ainda em 2023, além de um novo modelo de franquia de food trucks, com previsão de lançamento em julho e com investimento inicial a partir de 75.000 reais.

Para este ano, a estimativa de faturamento da rede é de 42 milhões de reais. “Quero que mais pessoas possam viver da renda gerada pela Mr. Cheff. Empreendedores que sabem gerir e sonham com a independência”, diz.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais