Chobani, responsável por quase metade do volume de iogurte grego consumido nos Estados Unidos, vai buscar valuation ambicioso no IPO
Apesar de ter visto o prejuízo aumentar no último ano, a fabricante de iogurte norte-americana Chobani deu entrada no processo de IPO rumo à Nasdaq. Conhecida por seu iogurte grego — que é vendido em mais de 95 mil pontos nos Estados Unidos e representa quase metade das vendas da categoria no país —, a companhia quer aproveitar o interesse de consumidores e investidores por empresas que estimulam a busca de qualidade de vida.
A companhia fez US$ 1,4 bilhão em receita no ano passado, um aumento de 5,2% em relação à 2019. Mas as perdas também aumentaram. Em 2020, registrou prejuízo de US$ 58,7 milhões, ultrapassando os US$ 19,4 milhões do ano anterior. Nos nove meses encerrados em setembro deste ano, o indicador não mudou: foram US$ 24 milhões em perdas em US$ 1,21 bilhão de faturamento.
A dificuldade de rentabilizar seu negócio contrasta com a expectativa de valuation que a Chobani e os bancos coordenadores — liderados por Goldman Sachs e Bank of America — têm para o IPO. Os dados ainda não são oficiais, uma vez que o documento é preliminar e não aborda os números, mas nas conversas com investidores a companhia tem falado em um valor de mercado de US$ 6 bilhões a US$ 10 bilhões.
A companhia, que nos últimos anos foi cobiçada por Pepsico e Coca-Cola, está buscando um múltiplo de 67x o Ebitda do último ano, enquanto empresas como a Danone são negociadas na casa de 8x. Também não ajuda muito o fato de que outras companhias de bebidas que estrearam recentemente na bolsa norte-americana têm tido desempenho pífio — a rival de leite de aveia Oatly já perdeu metade do valor de mercado desde o IPO em maio, e a fabricante de água de coco Vita Coco caiu quase 30% desde a listagem em outubro.
Um dos principais problemas para a rentabilidade da Chobani é seu caro endividamento. A dívida líquida chegou a US$ 1,4 bilhão ao fim de setembro, equivalente a 9x o Ebitda de 2020. Os juros de US$ 96 milhões que a Chobani pagou no ano passado representa mais de duas vezes o lucro operacional, aponta o Financial Times. O argumento dos bancos é justamente que o IPO pode ajudar a mudar esse jogo, quitando a dívida cara.
A companhia, cujo nome significa “pastor” em turco e grego, foi fundada em 2005 por Hamdi Ulukaya, um imigrante turco que chegou aos Estados Unidos em 1994. O iogurte grego da marca chegou às prateleiras do país em 2007 e fez sucesso entre os consumidores. A empresa cresceu e foi além. Começou a produzir leite de aveia, laticínios, cremes vegetais, café pronto para beber e bebidas probióticas de origem vegetal.
A empresa passou por dificuldades crescentes em 2013 na medida em que se expandia rapidamente por todo o país. Mas seus negócios se recuperaram em poucos anos com a ajuda da firma de private equity TPG. Hoje, a marca é líder na categoria de iogurtes grego, com 43,5% da fatia do mercado, e líder também na categoria iogurte, com 20,2%.
Entre seus apelos com investidores que buscam a tônica ESG, a Chobani é considerada uma marca com forte consciência social e políticas “worker-friendly”. A empresa emprega imigrantes de centros de refugiados, por exemplo, e vai distribuir 10% de seu capital aos funcionários de período integral quando se tornar listada. Antes disso, precisa convencer os investidores de que pode transformar a receita em lucro.
Fonte: Pipeline Valor