A cada novo ano, dependendo de fatores externos e do nível de competitividade, o varejo sofre transformações em todos os níveis de sua operação.
Entretanto, a velocidade com que elas ocorrem e a diminuição do tempo de resposta são cada vez mais surpreendentes. As mudanças visam reduzir ainda mais a ocorrência de erros e possibilitam a difícil tomada de decisão de sair na frente com os novos conceitos e novas tecnologias, que se adequem aos novos interesses dos consumidores.
Estar seguro com essas novas tendências, que foram marcantes em 2019, ajuda a guiar em que o varejista deve focar em 2020. Sem nos aprofundarmos nas diferenças de crescimento de cada setor, apontamos algumas constatações gerais que, de alguma forma, afetaram e continuarão a afetar quem tem seu negócio voltado para o varejo.
No varejo farmacêutico, o Sudeste foi a área de menor crescimento e a de maior foi o Norte, registrando 11,8% e 14,6% de crescimento, respectivamente. No varejo online, que registrou crescimento de aproximadamente 5,6%, destaque para o segmento foods, que participou com cerca de 50%, eletrônicos com 36% e livros com 25.
O setor supermercadista sofreu uma remodelação completa em relação a tamanho, formato, localização e visual merchandising. As lojas 24h, por sua vez, diminuíram sensivelmente, assim como as farmácias. E o que falar de omnichanel? Conceito pouco tempo atrás subestimado por muitos varejistas, já é uma premissa para uma boa experiência de compra, acompanhando a mudança de comportamento dos consumidores que desejam navegar sem fronteiras entre o varejo online e lojas físicas.
Nos dias de hoje, vemos que o consumidor busca saber sobre as empresas e seus produtos antes de consumir, passando a dar valor a itens antes não considerados, como o nível de acesso aos produtos (degustação) e sua origem. Lojas de departamentos, que ficam cada vez menores, passaram a ter, por exemplo, o que chamamos de co-brand: marcas de terceiros que não competem com suas próprias e ainda atraem clientes por suas referências exclusivas.
As dificuldades de expansão e/ou manutenção dos investimentos em um mercado cada vez mais competitivo têm gerado um aumento significativo de fusões ou aquisições em diversos segmentos do varejo. A significativa mudança da visão do consumidor final de “comprar pelo menor preço” para “comprar de quem me oferece o melhor serviço”, seja lojista, distribuidor ou transportador de valores, é visível.
Mas acreditamos que o varejo ainda precisa focar e se adaptar, pois não está evoluindo na velocidade necessária para oferecer serviços adicionais para cada segmento do mercado. Não é com frases marketeiras que o varejista irá atender a esse novo consumidor, e sim com ações concretas e perceptíveis. Aí sim, quem for mais proativo e criativo, com certeza vai sair ganhando.
Acompanhando há alguns anos essas mudanças de foco do consumidor, a Gunnebo tem caminhado junto para ajudar o varejo a se atualizar. Os novos lançamentos para gestão de varejo e prevenção de perdas, por exemplo, têm visado atender algumas necessidades prementes do varejo. Nessa área específica, mais que nunca, uma frase há muito explorada por todos da área, hoje é mais assertiva que nunca: “Não se pode administrar, gerir e cobrar, aquilo que não se sabe que existe na empresa”.
Com isso, várias tecnologias e ferramentas tendem a se destacar como verdadeiras identificadoras de perdas e problemas de gestão. Elas ajudam o varejista a enxergar as reais condições de seu negócio e buscar soluções efetivas para melhorar a rotina de seu negócio. Soluções como o Gatecash e o GCount estiveram presentes em todos os eventos nacionais e internacionais do varejo em 2019. Com o passar do tempo, veremos a tecnologia seguir evoluindo e trazendo ainda mais novidades focadas em conceitos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual (VR), Big Data, Cloud Computing, gestão do dinheiro, robotização e tantas outros.
Olhar para trás e entender onde acertamos e onde erramos, nos ajuda a ter uma melhor perspectiva do futuro. Analisar e conhecer seu negócio, investindo em soluções eficazes, é a saída mais certeira para um 2020 com mais lucro e uma melhor relação com os clientes.
Fonte: New Trade