Globalmente, não existe uma metodologia padronizada para calcular o valor de uma startup. Geralmente, o mercado é robusto o suficiente – equilibrando capital e oportunidade – para que ambos os lados da transação sejam obrigados a ser justos na avaliação do negócio e na negociação dos termos.
Os founders em economias desenvolvidas têm acesso a capital de várias fontes, incluindo alternativas ao investimento de capital tradicional: subsídios governamentais, bolsas acadêmicas, empréstimos comerciais, dívida de risco e financiamento de fluxo de caixa. Há várias maneiras de estimular o crescimento de um negócio jovem, embora a captação de recursos de capital continue sendo a mais adequada para empreendimentos de alto risco em estágio inicial e a competição por esses negócios ajude a manter um ambiente favorável aos fundadores.
A avaliação dessas transações de ações continua sendo um tópico complexo, mas na maioria das vezes – com um método ou outro – um preço é acordado e o mercado garante que o preço seja razoavelmente justo.
Quando a implantação de capital diminui, essas transações são reequilibradas às custas dos founders. Há um impacto nos termos das transações e nas avaliações, como vimos recentemente.
Nas economias emergentes, classes de ativos como capital de risco não são tão bem desenvolvidas. O grupo de investidores voltados para startups é menor, pode extrair termos mais exigentes dos empreendedores e muitas vezes são menos experientes em negociações desse tipo. Para agravar isso, os empreendedores geralmente não têm acesso à variedade de fontes alternativas de financiamento mencionadas acima, caso a captação de recursos de capital seja um desafio.
O vazio aqui é uma estrutura rigorosa e padronizada de avaliação de startups, que pode se adaptar a contextos regionais e indicar um “valor justo de mercado” para o patrimônio desses negócios.
Isso atingiria vários objetivos:
Simplifique o processo de captação de recursos para investidores e empreendedores
Se você pesquisar “como avaliar uma startup”, encontrará cerca de uma dúzia de métodos sugeridos, de custo a duplicação a múltiplos de receita. A abordagem mais completa é, obviamente, combinar vários métodos, fornecendo diferentes perspectivas sobre a questão, mas qual? Seus potenciais investidores concordarão que você fez isso da maneira certa? A grande vantagem das startups brasileiras é poder contar com o serviço de valution online, como o do PreValor. Em que é possível chegar ao valor de mercado da empresa com um serviço de baixo investimento.
Torne o investimento inicial mais inclusivo
Ser capaz de avaliar com confiança um investimento inicial, muitas vezes sem muitos dados comparáveis disponíveis para mercados emergentes, requer mais sofisticação. Isso torna alguns investimentos menos acessíveis a novos investidores, desacelerando o ritmo de evolução do mercado e limitando a quantidade de capital disponível para startups.
Reduza o viés pessoal no processo de investimento
Óbvio, mas vale a pena enfatizar: quanto mais a avaliação for baseada em um processo padronizado, menor será o potencial de viés pessoal se infiltrar na equação. Conscientes ou não, tanto os fundadores quanto os investidores podem ser considerados culpados de influências irracionais em algo tão complexo quanto avaliar uma oportunidade de investimento em uma startup.
Resultados de longo prazo mais fortes para os ecossistemas
Investidores e fundadores estão fundamentalmente do mesmo lado: ambos querem construir grandes empresas e criar valor. A avaliação é uma das poucas áreas em que os dois lados divergem, com incentivos concorrentes para a propriedade. Construir o relacionamento em padrões abertos, principalmente ao abordar pontos de atrito, certamente tornará todo o envolvimento mais positivo e permitirá ecossistemas mais saudáveis e colaborativos.
Conclusão
Não há razão para que essa proposição não se aplique globalmente, mas esse é um caso a ser discutido outro dia. Provavelmente está no mesmo nível de tentar fazer com que o mundo mude para o sistema métrico.
O que está claro é que a avaliação padronizada pode ter um impacto significativo em mercados emergentes, onde há menos práticas bem estabelecidas, não há tantos dados para comparar e maior competição por capital. Preços justos e transparentes são a graxa do bom funcionamento dos mercados.