A intensa onda de calor que impactou o Brasil impulsionou as vendas dos itens da ‘cesta de verão’, registrando um aumento de até 18,9% em comparação ao mesmo período de 2022 em todo o país. Produtos como gelo, cerveja, bronzeador, sorvete, isotônico, desodorante, suco pronto, gelatina, açaí, água de coco, entre outros, foram os mais procurados.
No último fim de semana de novembro, especificamente nos dias 11 e 12, o setor experimentou um aumento significativo de 19,15% no faturamento em São Paulo. Uma observação interessante proveniente da pesquisa realizada pela Scanntech revelou que, no interior do Estado de São Paulo, a demanda por esses produtos superou a da capital paulista, com taxas de 19,7% e 17,4%, respectivamente.
Ao comparar o comportamento do interior de São Paulo com a região metropolitana, observa-se que as bebidas alcoólicas têm uma presença mais destacada na cesta de calor do interior, alcançando 44,3% em contraste com os 38,7% na capital. Na Grande São Paulo, as guloseimas refrescantes experimentaram um aumento de 11%, em comparação com 7,7% no interior, enquanto as bebidas não alcoólicas registraram 39,7% na Região Metropolitana e 36,6% no interior.
Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, destaca que o impacto pode ser percebido nas categorias mais procuradas pelos consumidores. “Os produtos da ‘cesta de verão’ devem continuar em alta até abril de 2023. Observamos que o consumo é reativo; sempre que há grandes variações de temperatura, tanto para cima como para baixo, as vendas de diversos produtos refletem diretamente no caixa. O consumidor também é influenciado pela sazonalidade de produtos, e fatores como temperatura e datas comemorativas, como o fim do ano e festas juninas, exercem impacto no varejo.”
Fonte: Super Varejo