A empresa formada pela fusão da Fiat Chrysler e Peugeot, Stellantis está mostrando um histórico sólido. Suas ações superaram seu rival norte-americano Tesla em seu primeiro ano de existência. Segundo a empresa, este é apenas o começo.
A Stellantis planeja fazer alguns ajustes na casa. Quando o CEO Carlos Tavares divulgou um plano de negócios detalhado em 1º de março, os analistas esperavam que a Stellantis fizesse progressos em ambas as áreas, abordando o excesso de capacidade em suas operações na China e na Europa.
Afinal, embora suas ações tenham subido mais de 60% desde sua estreia em 18 de janeiro de 2021 – em comparação com os 27% da Tesla – a Stellantis tem uma capitalização de mercado de 59 bilhões de euros (US$ 67 bilhões), ainda apenas 6% de sua rivais dos EUA.
Excluindo a Faurecia, a ex-fabricante de peças controlada pela Peugeot, a força de trabalho da Stellantis mudou pouco no ano passado em cerca de 300.000 pessoas – em linha com a promessa de Tavares de não cortar empregos ou fechar fábricas após a fusão.
Tudo isso apesar da crise de semicondutores e cadeia de suprimentos que viu as montadoras globais perderem milhões de veículos no ano passado e não deve desacelerar rapidamente.