As fraudes contábeis da Americanas, reveladas há um ano pelo ex-CEO Sérgio Rial e que resultaram na queda das ações da empresa para menos de R$ 1, também desencadearam uma crise de confiança entre alguns consumidores do e-commerce da varejista. Esses consumidores passaram a questionar a confiabilidade das entregas dos produtos.
De acordo com um levantamento realizado pelo BTG Pactual, que compilou as visitas recebidas pelas sete maiores plataformas de e-commerce em operação no Brasil, a participação da Americanas no total de acessos diminuiu de 13,2% para 4,9% entre novembro de 2022 e novembro de 2023 — a crise da empresa eclodiu em janeiro do ano passado.
No entanto, surpreendentemente, essa lacuna não foi preenchida pelos principais sites de e-commerce da China, como Aliexpress e Shopee, que apostam em preços mais baixos para conquistar o mercado brasileiro. Durante esse período, as plataformas estrangeiras que mais conseguiram aumentar o fluxo são bem conhecidas dos brasileiros: Amazon e Mercado Livre.
Enquanto a participação da Amazon no total compilado aumentou de 17,6% para 23,2%, a fatia do Mercado Livre avançou de 24,4% para 28,9%. As plataformas chinesas, por outro lado, permaneceram praticamente estáveis, com a Shopee registrando uma ligeira alta de 8,7% para 9,2%, enquanto a Aliexpress teve uma leve queda de 9,3% para 8,4%.
No âmbito das varejistas nacionais, a fatia do Magazine Luiza cresceu de 20,7% para 21,4%, enquanto a Via, por sua vez, caiu de 6,1% para 4,1%.
A Amazon, que teve o maior avanço em pontos percentuais, tem focado principalmente em infraestrutura logística para acelerar as entregas, atendendo a uma das maiores demandas dos clientes. Desde 2019, a empresa aumentou de um para dez o número de centros de distribuição e ampliou as estações de entrega de 14 em 2022 para 62 unidades no final de 2023. “Realizamos entregas para 100% dos municípios brasileiros”, afirma a empresa.
Em termos absolutos, no entanto, o Mercado Livre continua sendo o líder de acessos, com um volume de 266,3 milhões de visitas em novembro. A empresa fundada na Argentina tem o Brasil como seu principal mercado, representando 56% da receita líquida da companhia com e-commerce no terceiro trimestre, totalizando US$ 2,12 bilhões.
Fonte: Pipeline Valor