A popularidade do Outback Steakhouse no Brasil, que foi assunto no Washington Post e chocou americanos, também se traduz em números. O mercado brasileiro responde por mais de 80% de todo o faturamento da Bloomin’ Brands fora dos Estados Unidos, onde a dona da rede foi criada em 1988. A marca está em 23 países, e o Brasil é seu segundo maior mercado, perdendo apenas para o norte-americano.
Tamanho do Outback no Brasil
Mercado brasileiro é o mais importante fora dos EUA. Dados enviados ao UOL pelo Outback mostram que a operação no Brasil representa a maior parte (83%) da receita da Bloomin’ Brands, que também é dona dos restaurantes Abbraccio (Carrabba’s nos EUA) e Aussie Grill.
A holding opera em 23 países, e só o mercado norte-americano é maior que o brasileiro. Na América do Sul, além do Brasil, o Outback está presente na Argentina. Há ainda unidades da rede na Ásia, em países como China, Japão e Coreia do Sul, e na Austrália, de onde os empresários Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper tiraram a inspiração para criar o restaurante.
Ao todo, são 139 restaurantes Outback em todo o Brasil. A marca está presente em 56 cidades, espalhadas em 17 estados e no Distrito Federal. O primeiro restaurante foi inaugurado na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, em 1997.
Só no ano passado foram abertos 16 novos restaurantes da rede no país. Também foram inauguradas uma loja Abbraccio e as duas primeiras unidades físicas do Aussie Grill. Para 2023, a expectativa é abrir mais 16 restaurantes Outback (11 já foram) e dois Abbraccio, com investimentos “de cerca de R$ 80 milhões”, diz a Bloomin’ Brands.
Vendas no Brasil aumentaram 14,3% no primeiro trimestre de 2023. Em relação aos três primeiros meses de 2022, também houve crescimento de 2,2% em tráfego nos restaurantes brasileiros da Bloomin’ Brands. Em todo o ano passado, as vendas subiram 38,3% frente a 2021, com aumento de 23,6% no tráfego.
Restaurantes recebem, em média, 300 mil pedidos via delivery por mês. Somados as lojas físicas e os deliveries de Outback, Abbraccio e Aussie Grill, “já são mais de 420 operações da Bloomin’ Brands por todo o Brasil”, acrescenta.
Os restaurantes da companhia são vistos como locais de celebração. Em Outback e Abbraccio, são comemorados mais de 70 mil aniversários por mês em todo o Brasil.
Bloomin’ Brands, em nota ao UOL
Sucesso impressiona americanos
A popularidade do Outback no Brasil foi assunto de jornal dos EUA. Uma reportagem publicada nesta semana pelo Washington Post deixou americanos chocados com o sucesso do Outback entre os brasileiros. “É uma coisa intercultural”, escreveu um leitor nos comentários.
No Brasil, é restaurante “chique”, com filas de espera na porta. Como outras redes americanas, funciona no modelo conhecido como casual dining, que propõe ser um avanço em relação ao fast-food. O jornalista Terrence McCoy — que mora no Brasil — diz que, nos EUA, o Outback faz parte do circuito culinário dos shoppings. Já por aqui, é considerado um lugar mais “chique”, buscado para celebrar ocasiões especiais.
Outback se tornou um “marco cultural” para os brasileiros, diz jornalista. O próprio site do Outback diz que o restaurante “caiu no gosto do brasileiro” — uma visão alinhada à de McCoy. Segundo o jornalista, é um “marco cultural” no Brasil, mesmo que muita gente nem sequer saiba da origem americana por trás da comida com toque australiano.
Percebi que não é só a comida que tornou o Outback tão popular por aqui. É mais pela experiência do que pela refeição, onde as pessoas podem se entregar à extravagância e comemorar os maiores acontecimentos da vida. Um aniversário. Uma promoção no trabalho. Até mesmo um noivado.
Terrence McCoy, do Washington Post
Fonte: Uol