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Para além da carne plant-based: Fazenda Futuro lança linha de leite vegetal

É a primeira bebida da empresa que lançou a carne à base de planta que sacudiu o mercado há quatro anos

Após quatro anos de seu lançamento, a Fazenda Futuro, líder de mercado de produtos à base de plantas no Brasil, está dando um passo adiante em sua estratégia de oferecer “produtos de fazenda” sem a necessidade de bovinos ou vacas. Após consolidar sua carne à base de plantas, totalmente livre de ingredientes de origem animal, a foodtech agora está apostando no leite de aveia.

O lançamento está ocorrendo nesta semana, com os produtos chegando às prateleiras de grandes redes varejistas, como Pão de Açúcar e Carrefour. A ideia de oferecer essa bebida já existia desde os primeiros estágios do desenvolvimento da startup em 2017, e foi acelerada após uma pesquisa revelar que a marca Fazenda Futuro era a mais lembrada quando se tratava de produtos veganos e vegetarianos.

“Não esperávamos, nem nos nossos melhores sonhos, construir uma marca tão relevante em tão pouco tempo”, afirma o fundador Marcos Leta. “Com isso em mente, decidimos aproveitar esse ativo da marca para fazer esse lançamento.”

A empresa tinha duas opções para produzir o leite vegetal. Uma delas era utilizar tecnologia para criar uma bebida que imitasse o sabor do leite de origem animal. A outra opção era aprimorar a aveia, tornando-a mais leve e suave. Eles escolheram a segunda opção, mas incorporando algumas características da primeira. Um dos principais focos foi tornar o produto o mais semelhante possível em cor, textura e sabor ao leite de vaca.

A Fazenda Futuro possui diversas estratégias para se diferenciar no mercado. Uma delas é buscar a semelhança entre o leite de aveia e o leite de origem animal, já que existem outros concorrentes no mercado. “A categoria de leite vegetal ainda não é totalmente madura, mas é mais madura do que a categoria de carne à base de plantas, que não existia e praticamente começou com a Fazenda Futuro”, diz Leta. “Para nos diferenciarmos, estamos investindo na distribuição, levando a bebida para outras regiões do Brasil além do eixo Rio-São Paulo, e no sabor, para evitar que o gosto de aveia seja muito pronunciado.”

Outra estratégia é incentivar o uso do leite vegetal no café da manhã. Segundo Leta, uma pesquisa revelou que 93% dos consumidores de leite animal o consomem nesse horário: “Geralmente, o leite vegetal é vendido como uma bebida para ser consumida em qualquer momento do dia, como uma refeição completa. Existe uma grande oportunidade de substituirmos o leite animal nessa refeição.”

Inicialmente, serão lançados quatro sabores de leite de aveia: original, baunilha, chocolate e uma opção chamada “receita”, que pode ser utilizada no preparo de pudins e bolos, entre outros alimentos.

Esse é apenas o primeiro (ou segundo, se considerarmos a carne) passo na estratégia da foodtech de se tornar um centro de produção de produtos de fazenda, sem a utilização de ingredientes de origem animal. Ainda não há datas definidas, mas há planos de lançar novos produtos, como mel, queijo, manteiga e iogurte.

“A Fazenda Futuro está se tornando um balcão único, onde os consumidores podem encontrar tudo o que encontrariam em uma fazenda real, mas produzido à base de plantas”, afirma Leta.

O preço médio dos leites de aveia da Fazenda Futuro será de R$ 15,75. Segundo Leta, é um preço competitivo, considerando que produtos similares de outras empresas custam, em média, R$ 22. As embalagens terão um litro de conteúdo. Após cerca de 90 dias, o empresário afirma que será possível projetar a porcentagem de contribuição dessa linha para o faturamento anual.

Atualmente, a Fazenda Futuro está presente em aproximadamente 10 mil pontos de venda no Brasil e também comercializa seus produtos em cerca de outros 30 países. Seus principais mercados internacionais, além do Brasil, são Inglaterra e Estados Unidos. Em 2021, a empresa foi avaliada em 2,2 bilhões de reais.

Fonte: Exame

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