A semana entre os dias 08 e 14 de novembro trouxe algumas operações interessantes no mercado de fusões e aquisições. Um dos principais negócios foi o anúncio da aquisição de 100% da Cão Cidadão por parte da Petz. A Cão Cidadão é uma empresa especializada em adestramento. Já a XP anunciou a sua entrada no mercado de educação ao adquirir o controle do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), faculdade de ensino a distância focada nas áreas de tecnologia e inovação. Por fim, uma novela que se arrasta há tempos deve ter seu fim no dia 15 de dezembro, data em que o Cade divulgará o seu parecer sobre a fusão entre as locadaras Unidas e Localiza.
Confira mais sobre os destaques da semana do mercado de fusões e aquisições:
Para formar “uma seleção”, Petz compra a Cão Cidadão
Desde que abriu capital, em setembro do ano passado, a Petz tem dito aos investidores que quer ser mais do que uma loja de produtos e serviços para cães e gatos. O plano é ser conhecido, até 2025, como o melhor ecossistema pet do mundo, com um braço em cada um dos serviços que podem ser contratados pelo tutor de um animal de estimação.
No dia 9 de novembro, a companhia deu mais um passo nesse sentido, ao anunciar a aquisição de 100% da Cão Cidadão, empresa especializada em adestramento e fundada em 1998 pelo influenciador Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e famoso por participações em programas de televisão. O valor da transação não foi informado.
XP compra faculdade IGTI e entra para o mercado de educação
A XP adquiriu 100% do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), faculdade de ensino a distância focada nas áreas de tecnologia e inovação. O valor da transação não foi revelado, mas foi o maior em educação feito pela empresa.
Com isso, o grupo, que até então só atuava com cursos livres de educação financeira, ingressou no mercado de ensino superior. Também existe uma parceria com o Ibmec em MBAs para pós-graduação, no entanto, a XP opera como um canal de distribuição, com 82 mil matriculados nesses cursos.
Cade deve decidir sobre fusão entre Localiza e Unidas em dezembro
A decisão do Cade sobre o turbulento processo de fusão entre Localiza e Unidas está prevista para o próximo dia 15 de dezembro, data da última sessão do Tribunal Administrativo do conselho em 2021.
A expectativa — e fora — do órgão de defesa econômica é que a relatora do caso, Lenisa Prado, recomende ou um “remédio” mais pesado que o já sugerido pela Secretaria-Geral do Cade ou até mesmo a reprovação do negócio.