Um dos primeiros focos da entidade será trabalhar para que os produtos do setor tenham o mesmo tratamento tributário dos de origem animal
Quatro empresas de plant-based se juntaram para criar a plant-base, uma associação para ajudar no desenvolvimento do setor de comidas feitas à base de planta. As conversas para formar a entidade começaram no início do ano e envolveram as marcas NotCo, NUDE., Positive Company e Vida Veg. O lançamento oficial é nesta segunda-feira, 17.
O objetivo inicial será trabalhar para que os produtos a base de planta tenham o mesmo tratamento tributário dos de origem animal. Um exemplo é o leite. De acordo com a plant-base, enquanto o leite vegetal paga tributo federal de 9,25%, o leite UHT (de origem animal) não carrega a taxa.
“A igualdade de tratamento tributário precisa se tornar uma realidade, considerando o potencial de experimentação e demanda por produtos vegetais pelos brasileiros nos próximos anos”, afirma Thiago Augusto, diretor financeiro da NotCo no Brasil. “Nosso objetivo é buscar a união entre todas as marcas, reconhecendo que cada uma delas pode se beneficiar com essa associação”.
O cenário pode mudar com a reforma tributária, mas ainda não há garantias:
“Com base nas informações disponíveis, não é possível prever com precisão como a reforma tributária irá se desenrolar no futuro. Vamos acompanhar de perto os debates e os desdobramentos”, diz Augusto.
A visão da entidade é que, conseguindo igualar os tributos, terão uma participação mais competitiva no mercado. Hoje, uma das dores do setor — e uma das principais reclamações dos consumidores — é o preço dos produtos.
O que a associação vai fazer
Além de atuar no ponto tributário, inicialmente a associação fará reuniões conjuntas entre as equipes das empresas para discutir as estratégias relacionadas ao mercado plant-based. O objetivo é saber quais outros pontos podem ser trabalhados e desenvolvidos para acelerar o mercado. Também serão buscadas conversas com autoridades do país. As empresas que estão na associação
A associação começa com quatro empresas do setor:
- NotCo: empresa de origem chilena com presença em 12 países, principalmente na América Latina, e também nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Brasil, seus produtos, como o NotMilk e o NotBurger, estão disponíveis em mais de 2 mil pontos de venda.
- NUDE: empresa brasileira que se destaca por calcular a pegada de carbono em todas as etapas da cadeia produtiva e exibir essa informação nas embalagens. Fundada em 2020, a NUDE desenvolve alimentos à base de aveia, incluindo bebidas e cremes.
- Positive Company: fundada em Fortaleza há cinco anos, a empresa é proprietária de marcas como “A tal da Castanha,” “Possible” e “Plant Power.”
- Vida Veg: estabelecida em 2015, possui uma unidade fabril em Lavras (MG) e atualmente está presente em mais de 6 mil pontos de venda. Seu portfólio inclui iogurtes, leites e manteigas vegetais.
Com a criação da Base Planta e a colaboração entre essas empresas, espera-se um impulso significativo para o setor de alimentos à base de plantas no Brasil.
Fonte: Exame