Ainda falta uma aprovação na Câmara dos Lordes, mas que a imprensa local assegura que é quase certa. Pelo projeto, o país deixará de fazer parte do bloco econômico no dia 31 de janeiro
O mundo já está em contagem regressiva para o Brexit. Nesta sexta-feira (24), o primeiro-ministro britânico Boris Johnson assinou o documento que sela o acordo definitivo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tornando-o praticamente oficial.
O acordo já havia sido aprovado pela Câmara dos Comuns, no começo deste mês, e a imprensa local assegura que existe ampla maioria para sua confirmação na Câmara dos Lordes, em sessão marcada para o dia 29.
O acordo assinado por Johnson já estabelece até mesmo a data definitiva da saída: 31 de janeiro, que é o dia em que, uma vez aprovado na segunda instância, a seja colocada em prática, a partir da assinatura da rainha Elizabeth II.
“Hoje, eu assinei a saída do Reino Unido da União Europeia, honrando o mandato democrático do povo britânico”, escreveu Boris Johnson em seu Twitter. O mandatário também disse que “esta assinatura, anuncia um novo capítulo na história da nossa nação”.
A saída do Reino Unidos do bloco europeu encerra um processo que se iniciou em 2016, com o plebiscito específico sobre o tema, que terminou com o sim à saída, e que custou o cargo dois outros ministros conservadores britânicos (David Cameron e Theresa May), que não foram capazes de finalizar o acordo de retirada.
Foto: Boris Johnson – Foto: Reprodução/YouTube