Atualmente, segundo levantamento da Scanntech, cinco dos principais lançamentos na categoria de bebidas alcoólicas são produtos que reproduzem drinks prontos. Esse dado evidencia o crescente interesse dos consumidores, já que tais preparados agora correspondem a 8% do total de vendas na categoria, uma realidade inexistente no ano anterior. Esses novos produtos representam coletivamente 10% das vendas em uma categoria que conta com itens consolidados, como as bebidas-base alcoólicas, como vodka, gin, cachaça, uísque, cerveja ou vinho.
De acordo com o estudo da Scanntech, em 2023, 44% das vendas dessas misturas alcoólicas estão ligadas a reposições, seguidas por compras menores (normalmente para consumo imediato) e, por último, compras em grande quantidade.
Essa tendência de mercado está relacionada ao crescente interesse em mixologia e coquetelaria. Os produtos em questão não requerem preparação complexa antecipada, sendo uma opção prática e conveniente tanto para o consumo doméstico quanto para o consumo em trânsito, como destaca Luiza Morais, Head de Atendimento para Indústria da Scanntech.
No geral, o setor de bebidas alcoólicas registra, em 2023, uma tendência de aumento nas vendas, com um crescimento acumulado de 6,4% em relação a 2022, apesar de uma leve retração nas vendas em unidades, chegando a quase 2%.
Fonte: Super Varejo