Empresa começou a operar em janeiro deste ano e planeja usar capital para aumentar equipe
Foi com a missão de auxiliar profissionais autônomos e pequenos empreendedores que nasceu a Quaddro, startup que automatiza gestão de negócios. Agora, para acelerar o crescimento, a empresa anuncia nesta quarta-feira (17/8) a captação de R$ 17 milhões em uma rodada seed. O investimento foi liderado pelo fundo Valor Capital Group e acompanhado por Grão, Bridge Latam, NXTP e investidores-anjo. O principal destino do dinheiro deve ser a montagem do time da empresa. Até o momento, o quadro conta apenas com os quatro fundadores: Tiago Colin, Fran Melo, Darlan Junior e Bruno Novarini.
Idealizador da plataforma, Novarini, 31 anos, é engenheiro mecânico. Antes de começar o negócio, passou pela McKinsey e pela área de produtos do Nubank. “Foi naquele momento que me apaixonei por criar produtos de tecnologia“, afirma. Em 2019, enquanto fazia um MBA em Boston, nos Estados Unidos, conheceu uma comunidade de profissionais liberais brasileiros que tinham a necessidade de digitalizar seus negócios, mas não sabiam como fazer isso.
De olho em um potencial mercado, ele e os cofundadores Junior (CTO), Colin (CPO) e Melo (COO) criaram uma consultoria de digitalização e integração de ferramentas. Em março de 2021, conseguiram um aporte de R$ 2 milhões em uma rodada que reuniu investidores-anjo e fundos, incluindo Flavio Litterio, VP da Kovi; Victor Santos, fundador do banQi; NXTP Ventures e Grão. Quatro meses depois, tiveram a ideia de criar uma plataforma que permitisse atender mais gente, de forma escalável.
Até dezembro de 2021, os quatro empreendedores se dedicaram a pesquisar o mercado brasileiro. “Descobrimos que muitos profissionais liberais estavam aprendendo a usar o topo do funil da digitalização — a presença nas redes sociais, como o Instagram —, mas não sabiam como converter os seguidores em clientes e depois fidelizá-los”, afirma Novarini.
Assim nasceu a Quaddro. Por meio da plataforma, o profissional liberal ou microempreendedor pode criar um site para oferecer seus serviços, com integração de formas de pagamento e pacotes de fidelização. “A plataforma funciona como uma espécie de portal digital de gestão de relacionamento com clientes, que conseguem comprar, agendar, pagar pendências e ver histórico por meio da plataforma”, diz Novarini. “Já o profissional tem acesso a um software de backoffice, que vem com gestão de agenda e pagamentos, e automação de cobranças, fluxos, mensagens de up-sell e fidelização.”
A primeira versão do produto foi lançada há apenas oito meses para amigos e familiares. “Quase todo mundo tem na família um profissional liberal que sofre com essas dores, então, a primeira leva de usuários foi de dentro da nossa comunidade de conhecidos”, conta Novarini. Desde o lançamento oficial, em fevereiro, foram vendidos cerca de 20 mil serviços, o equivalente a R$ 1,3 milhão em transações.
Segundo o empreendedor, o produto esteve até agora em fase experimental. “Com esse dinheiro, queremos começar a escalar”, diz Novarini. O aporte será utilizado na contratação de time, principalmente nas áreas de produto e tecnologia. Em breve, o empreendedor espera ter 12 pessoas na equipe — o objetivo é chegar a 25 até o final do ano. Outra meta é alcançar mais regiões brasileiras, já que até o momento a startup tem mais clientes no Sudeste.
Fonte: Revista PEGN