Parece que a opinião inicial do mercado sobre um acordo de fusão e aquisição pode ajudar bastante a garantir seu sucesso.
A reação inicial do investidor à perspectiva de uma transação de M&A pode ser uma indicação de potenciais retornos futuros. Vamos aos exemplos:
Uma carteira de investimentos que teve reações negativas começou com uma perda de 7,8% e, após um ano, havia perdido 9,1%. O mesmo fenômeno ocorreu do lado positivo: essa carteira começou com uma reação positiva de 7,7% e, após um ano, teve um retorno ainda melhor de 8,4%. Sessenta e cinco por cento dos negócios negativos ainda eram negativos um ano após o anúncio, enquanto 57 por cento dos positivos permaneceram positivos.
Assim, embora um início positivo não seja garantia de sucesso futuro, especialmente se as empresas não cumprirem as promessas posteriormente, um início negativo é muito difícil de reverter, com quase dois terços desses negócios ainda negativo um ano depois.
Persistentemente positivo
“Persistentemente positivo” é como podem ser chamados os negócios que começaram com uma reação positiva e, em seguida, superaram dramaticamente os negócios que começaram mal e permaneceram persistentemente negativos. No primeiro ano após o anúncio inicial, os negócios persistentemente positivos retornaram uma média de 32,7%, enquanto os negócios persistentemente negativos geraram um retorno médio de -26,7%. As reações do mercado realmente importam, e essa disseminação de persistência é enorme. E se sustenta ao longo do tempo.
O amplo spread de valor é uma indicação de que o sucesso a longo prazo de uma transação de M&A depende do sentimento do investidor no “dia do anúncio”, que é quando os conselhos de ambas as empresas aprovam a transação, o conselho do adquirente tem fez sua due diligence, e as empresas anunciaram seus planos para realizar a transação. Os autores também argumentam que o dia do anúncio é vital quando se trata de conquistar as partes interessadas.
O dia do anúncio representa um momento crucial na vida de um negócio, e as reações dos investidores definem um tom poderoso. Várias partes interessadas e observadores avaliarão e interrogarão imediatamente a apresentação do investidor e outras comunicações se o negócio – talvez o maior investimento de capital já feito pelo adquirente – tem alguma lógica estratégica e se vale o preço.
A importância do dia do anúncio para o futuro das empresas envolvidas significa que as empresas precisam colocar mais ênfase em sua due diligence pré-anúncio e em suas estratégias de comunicação corporativa. A preparação para o dia do anúncio é meio que sua última parada na diligência.