Lantian “Jay” Graber, uma desenvolvedora e CEO da Bluesky, uma startup concorrente do Twitter, foi nomeada com base nas palavras chinesas para “céu azul” por sua mãe, que cresceu durante a Revolução Cultural na China e queria que sua filha tivesse liberdade e oportunidades ilimitadas.
No final de 2021, Graber foi oferecida o papel de liderar a Bluesky por Parag Agrawal, que estava prestes a se tornar CEO do Twitter.
A Bluesky foi criada por Jack Dorsey, o co-fundador do Twitter, para permitir que os usuários movam suas contas, mensagens e seguidores para redes sociais concorrentes. Graber insistiu que a Bluesky fosse legalmente independente do Twitter, o que se provou correto quando Elon Musk comprou o Twitter por US$44 bilhões em outubro de 2022 e prontamente encerrou o contrato com a Bluesky. Desde então, houve uma grande êxodo de usuários insatisfeitos com as mudanças de Musk no Twitter.
A Bluesky já registrou 20 milhões de usuários para sua nova rede social descentralizada, que permite aos usuários mudar de um concorrente para outro. Graber acredita que a competição para estabelecer um padrão para o movimento descentralizado de código aberto determinará o campo de jogo para a próxima geração de empresas de mídia social.
Fonte: Forbes