Na contramão do cenário de startups, área B2B da empresa tem crescido 60% ao mês após expansão para atender restaurantes também |
A Raízs, foodtech pioneira em valorizar o pequeno produtor, na contramão das startups brasileiras que tentam se recuperar de um período conturbado, acaba de anunciar que atingiu o breakeven. Após uma reorganização interna no início do ano, a empresa enxergou novas oportunidades de crescimento, desde mudanças internas, como novos sócios em seu quadro de executivos, com nomes como Marcelo Bazzali, Pedro Navio, Heloisa Guarita e Donato Ramos, até o início das vendas B2B, que já apresentam 60% de crescimento ao mês. De acordo com Inside Venture Capital Report, um relatório realizado pela Distrito, no primeiro trimestre de 2023 houve uma queda de 86% no capital levantado pelas startups brasileiras, aportes, em uma comparação com o mesmo período em 2022. Além disso, as rodadas de investimentos caíram de 306 no ano início do ano passado para 91 durante os mesmos meses deste ano. A instabilidade do mercado, principalmente após o inverno das startups e empresas de tecnologia, acendeu a preocupação e um receio dos fundos de investimentos, apesar disso, a Raízs seguiu crescendo e caminhando com as próprias pernas em um sentido contrário ao cenário do mercado. “Todas as mudanças que fizemos foram pensando exclusivamente no melhor para a Raízs sem impactar o bom trabalho que já fazemos. Com certeza o breakeven nos dá dois tipos de sentimentos: o primeiro é a celebração de uma conquista e o segundo é a renovação das expectativas e da motivação para continuarmos nossa crescente atuação, agora financeiramente saudável, sempre pensando no consumidor, nos agricultores e no meio ambiente”, declara Tomás Abrahão, fundador e CEO da Raízs. Reconhecida como a maior empresa a conectar o campo e a cidade por meio de uma tecnologia própria baseada em inteligência artificial, a Raízs, agora com o ponto de equivalência atingido, visa direcionar os investimentos que a foodtech possui para um modelo de crescimento financeiro saudável e dessa forma contribuir ainda mais e aumentar em 30% sua rede de pequenos produtores parceiros, que hoje conta com mais de 1000 agricultores. Além disso, a foodtech continuará a investir em autenticidade e qualidade de alimentos frescos comercializados com maior desenvolvimento de sua tecnologia. “A Raízs já vinha progredindo a cada ano e agora, com o ponto de equivalência atingido, teremos mais autonomia e possibilidades de expansão acelerada durante os próximos meses. Com novos planos para essa fase, temos a certeza que iremos conseguir fazer ainda mais como empresa, seguindo sempre as diretrizes sustentáveis e inovadoras que acreditamos”, finaliza o executivo. |
Sobre a Raízs: Fundada em agosto de 2016, a Raízs conecta o pequeno agricultor de produtos orgânicos ao consumidor final, fortalecendo a relação entre a cidade e o campo. A empresa oferece serviços como cestas de assinatura disponíveis em seu site, tanto para consumidores individuais quanto para estabelecimentos comerciais. A startup já recebeu importantes prêmios e reconhecimentos, incluindo Red Bull Amaphiko, Choice UP Artemisia, ONU Accelerate 2030 e Creators Awards. -Recentemente, a empresa foi certificada pelo Sistema B como uma empresa que busca equilibrar lucro e responsabilidade social. A plataforma aceita todos os cartões de crédito e as compras podem ser feitas diretamente pelo site. |