O setor de supermercados está se adaptando a novos modelos para atender às mudanças constantes no perfil de compra dos consumidores. Enquanto os hipermercados perdem espaço, os atacarejos continuam em expansão, enfrentando desafios como a concorrência crescente, a inflação e a necessidade de aprimorar o atendimento ao cliente.
Bruno Corano, economista e CEO da Corano Capital, destaca a intensificação da competição no setor, ressaltando a importância de identificar áreas para se destacar. Ele enfatiza a necessidade de oferecer diferenciais competitivos, como localização estratégica, preços atrativos, variedade de produtos e serviços, e uma experiência de compra positiva.
A rede Novo Atacarejo exemplifica esse cenário favorável, expandindo para 20 cidades entre 2019 e 2023, com 24 pontos de venda na região nordeste. O CEO, Daniel Costa, reconhece os desafios do setor, destacando a dinâmica influenciada por decisões políticas e econômicas. Ele enfatiza o compromisso em oferecer preços competitivos e qualidade aos clientes.
Para ampliar o alcance na região Nordeste, Daniel Costa destaca a importância de conhecer o mercado, os hábitos e as necessidades dos consumidores. Além disso, enfatiza a relevância de avaliar acessos públicos, concorrência e possíveis parcerias com fornecedores regionais, além de formar uma equipe engajada.
O economista Bruno Corano ressalta que a inflação representa um desafio, mas destaca a oportunidade para os atacarejos diante da diminuição do poder de compra, graças às vantagens de preço e ofertas. Ele enfatiza a importância de investir em tecnologia e inovação para atender às demandas do novo consumidor, destacando o comércio eletrônico, experiência do cliente e produtos e serviços com propósito como áreas-chave de investimento para uma expansão sustentável e bem-sucedida em 2024.
Fonte: Super Varejo